O QUE ACONTECE POR BAIXO DA ONDA DE PIPELINE?

Sabemos que Pipeline é uma onda com tubo rápido, largo e também seco. Mas o que exatamente se encontra em baixo, no fundo. As águas de uma das ondas mais desejadas pelos surfistas são  bastante rasas. Vamos mergulhar e descobrir um dos motivos que fazem com que essa onda seja além de maravilhosa – bastante perigosa.

A Refração da ondulação é a grande responsável pelo milagre de Pipeline. O Mais perfeito surf spot de Oahu é um sistema oceânico complexo com três recifes principais.

Estes recifes submarinos foram batizados de Primeiro Reef, Segundo Reef e Terceiro Reef [Banzai Pipeline, quando mar recebe ondulações grandes]. O pico mais popular é o Primeiro Reef, o mais próximo da costa.

pipelinereef.jpg

Os cilindros rápidos quebram apenas a alguns pés acima dos obstáculos submersos. Na área interna os joelinhos são realizadas entre dois a cinco pés de água salgada, dependendo de marés e ondas [o que equivale a menos de um metro]

O maior desafio de Pipe e o que o qualifica como mais emocionante, encontra-se no momento do drop . As vacas (Wipeouts) neste momento podem ser estremente perigosas. Nos primeiros segundos do passeio em baixo da água você pode facilmente bater a cabeça no recife (reef) se for jogado pelo o lip da onda para o fundo da água.

O recife de Pipeline é feito basicamente de rocha de lava. É uma mistura entre sedimentos vulcânicos e coral recém-formado. Quando as ondulações se movem rapidamente do fundo para águas rasas, o tubo perfeito se configura.

A natureza pode no entanto, alterar os seus planos de pegar tubos perfeitos. Ocasionalmente, se ouver muita areia nas bancadas, pode causar um double-up [uma união de duas ondas] que podem fazer com que as ondas fechem.

As bancadas de Pipe também escondem várias cavernas submersas, formando bolhas de ar dentro delas. Quando a onda quebra, você consegue ouvir pequenas “Explosões Subaquáticas“. Existe sim um grande risco de ficar preso nas cavernas, ou pelo menos prender o seu lash [cordinha]. O importante é manter a calma. Afinal não se luta contra o mar, principalmente contra o mar imponente de Pipe.

pipe em baixo da água.jpg

De qualquer maneira, “morrer” dentro do tubo é frequente, se sentir que não vai conseguir sair, tente furar a onda por dentro. Caso volte com o lip, tente pousar os pés primeiro ou se enrolar como uma bola. Isso pode salvar sua vida, acredite!

Entenda mais das ondulações que Pipeline e boas ondas!!

 

Fontes:
SURF TODAY

 

  10 comments for “O QUE ACONTECE POR BAIXO DA ONDA DE PIPELINE?

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: