COMO SE FORMAM OS VENTOS?

formaçnao de ventos.jpg

Os ventos nada mais são do que o deslocamento em sentido horizontal de grandes massas de ar, que se movem em torno da superfície terrestre, possuindo velocidades muito variáveis e abrangendo áreas cujas amplitudes são igualmente diversas.

Para compreendermos a formação dos ventos, é importante entendermos o comportamento do ar, que muda de acordo com a temperatura.

O aquecimento da superfície terrestre faz com que a camada de ar próxima a ela se aqueça, causando o afastamento entre as partículas que a compõem. Consequentemente, no mesmo espaço ocupado pela camada de ar, antes do aquecimento, teremos menor massa deixando a camada ficará menos densa, acarretando uma diminuição da pressão atmosférica local.

Forma-se, então, um centro de baixa pressão.

O ar frio, por sua vez, torna-se mais pesado, formando centros de alta pressão. Portanto, à medida que o ar quente sobe para a atmosfera, o ar frio toma o seu lugar. Esta movimentação do ar origina os ventos, que sopram, na superfície da Terra, dos centros de alta pressão para os de baixa pressão.

  32 comments for “COMO SE FORMAM OS VENTOS?

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: