MELHORE O SEU DESEMPENHO NA ÁGUA FORA DELA

Em uma sessão de surfe espera-se que o(a) surfista ponha à prova todo o seu condicionamento físico, visto que ele(a) necessita de resposta rápida de seu corpo para melhor aproveitar uma onda. Estímulos como exercícios com explosão, resistência aeróbia, força e flexibilidade são alguns dos exemplos que você exercitar para ter um desempenho melhor enquanto deslizar sob as águas. Inúmeras vezes você se encontrará em situações semelhantes as de explosão, indo de encontro a uma ondulação que se aproxima, por exemplo. Ou tendo que resistir a força contrária da onda no final de uma manobra.

A prática diária do esporte geralmente não é o suficiente para dar conta do recado sozinha. O surfista precisa estar preparado para oferecer ao mar toda a energia que ele sugará. Dito isso, senhoras e senhores, o treinamento fora da água se faz necessário, sim! E alguns métodos de treinamento podem aprimorar cada vez mais o desempenho dentro d’água, fazendo com que as manobras fiquem cada vez mais insanas.

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Um método que você pode utilizar para melhorar constantemente o seu preparo é o treinamento intervalado.

Ele basicamente consiste num método de treino caracterizado pela interrupção do esforço total, com períodos de recuperação, ou seja, alternar a intensidade do exercício, intercalando picos de esforço [num ritmo de moderado a forte], com pausas de recuperação [em ritmo leve], de forma parecida ao que acontece quando o bicho pega no line up.

Este método é sem dúvida um grande estímulo para surfistas que consideram necessário encontrar um modo divertido ou fácil de treinar fora d’água. O surfista pode trabalhar de forma intervalada em exercícios diferentes: caminhada, corrida, natação, bicicleta, movimentos específicos, simulando uma posição e até mesmo com alguns exercícios de musculação.

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Se liga nas dicas:

  • É muito importante fazer uma avaliação com um profissional, antes de iniciar este programa, garantindo segurança para a sua saúde, corpo e eficiência nos resultados.
  • Para melhores resultados será necessário o uso de um frequencímetro [aparelho que mede os batimentos cardíacos], para trabalhar dentro das faixas adequadas de frequência cardíaca e com consciência.
  • A alternância das intensidades deve ser proporcional, ou seja, quanto maior o esforço, maior deverá ser a recuperação.
  • Se você não é um surfista profissional ou não está acostumado com este tipo de treino, faça-o em ritmo crescente de maneira a ir se adaptando gradativamente e com acompanhamento.
  • Um treinador deverá montar os treinos de acordo com o nível de condicionamento físico de cada surfista [os treinos variam de iniciantes a avançados].
  • A partir do momento em que o surfista souber trabalhar bem e de forma correta, poderá levar seu treino em uma surftrip e executá-lo sozinho por um período curto de tempo.
  • Geralmente se trabalha em duas faixas de batimentos cardíacos [mas isto pode variar], estabelecendo em média para o pico de esforço, a faixa entre 75% e 90% da frequência cardíaca máxima [220 – idade] e a faixa entre 60% e 65% da F.C. máxima para a fase de recuperação.
  • Isto não é aplicável em todos os casos, já que cada surfista deve ser estudado pelo treinador para que se tenha bom êxito com o programa.
  • Todo programa de treinamento de surfe deve conter alongamentos antes e depois das atividades.

Lembre-se que aquecer para o surf é fundamental para prevenir lesões e os exercícios de flexibilidade e mobilidade, tanto quanto!

Este treino pode ser feito em dias alternados, de 3 a 4 vezes por semana. Bora para o treino e bom surf!

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