EDDIE WOULD GO CONFIRMADO PARA 10.02.2016

#EddieWouldGo

Foto capa.jpg

Após uma longa de espera vai rolar o tradicional Quiksilver In Memory of Eddie Aikau 2016. A competição só acontece quando Waimea está realmente grande, com ondas acima dos 20 pés havaianos [cerca de seis metros]. De 30 edições do evento, os surfistas só foram para a água em oito delas e a última aconteceu em 2009! Acontecerá graças ao famoso fenômeno El Niño, que sempre garante altas ondas para o North Shore Havaiano. Dessa vez está trazendo uma ondulação grande o bastante, suficiente para que o evento role nessa quarta-feira 10 de fevereiro.

Enquanto os surfistas não vão para a água encarar os monstros de Waimea vale conhecer um pouco mais sobre o tradicional campeonato e principalmente sobre a lenda Haviana que foi Eddie Aikau.

foto 2.jpg

Eddie Aikau foi o primeiro salva-vidas oficial em Waimea Bay, no North Shore de Oahu, no Hawaii. Em parceria com seu irmão Clyde, ele conquistou uma bela reputação, já que a dupla nunca perdeu um homem no mar. Eddie surfou em todos os grandes mares de 1967 a 1978, e chegou a ser o 12º lugar no ranking mundial do IPS Pro Surfing.

foto 1.png

Em 16 de março de 1978, Aikau foi selecionado, entre outros salva-vidas, para uma expedição cultural para Polinésia, viajando em uma canoa, que partiu de Oahu com destino ao Tahiti. Infelizmente o mar ficou agitado naqueles dias e a canoa que levava a todos virou em alto-mar. Depois de uma noite à deriva, Aikau partiu remando em busca de ajuda e nunca mais foi visto.

O Quiksilver In Memory of Eddie Aikau foi criado em 1984, realizado em Sunset Beach. No ano seguinte o evento foi alterado para a praia de Waimea Bay e é realizado lá desde então.

E para quem não sabe, é um evento de ondas grandes que só rola quando o mar realmente quer que role. Vamos explicar: O Eddie Would Go só é oficialmente aberto quando as ondas chegam a pelo menos 20 pés de altura. Para Eddie, essa era a altura ideal para dar umas braçadas no outside. O evento tem a janela aberta sempre com alguns meses de espera. Nesse ano a janela abriu, dia primeiro de dezembro de 2015 e teremos até o dia 29 de fevereiro de 2016 para que aconteça. Porém, pelo visto, não vamos precisar esperar tanto.

O Eddie Would Go é definitivamente um dos principais eventos de ondas grandes do mundo e relembra todos os competidores de uma das principais preocupações de Eddie: a segurança dentro d’água e o respeito pelo oceano.

O Eddie Would Go aconteceu apenas oito vezes e a última edição foi em nove de dezembro de 2009, vencida por Greg Long, da Califórnia. E é claro que nós não precisamos falar a respeito da energia que só rola quando os convidados se encontram. É possível ver no rosto de cada atleta um misto de alegria, emoção, euforia, nervosismo, paixão e adrenalina.

foto 3.jpg

O surf e a cultura do esporte têm um apelo muito diferente no Hawaii: as crianças convivem com o mar desde muito cedo e aprendem a amar e respeitar a natureza antes de qualquer outra coisa. No grande dia, todos se reúnem em frente à praia, com familiares, amigos e atletas – para rezar, receberem bênçãos, sempre usando os tradicionais colares havaianos – ficam em um círculo para darem às mãos, agradecer e pedir a proteção de Eddie durante este grande evento.

Foto 4.jpg

foto 5.jpg

Convidados para para Eddie Would Go 2016:

Convidados 1.png

Convidados 2.png

Convidados 3.png

Campeões das outras edições:

campeões 1.png

Campeões 2.png

Existe um livro sobre a história completa do herói: “EDDIE WOULD GO” A história de Eddie Aikau, herói Havaiano

Hoje, as 15h30 no site da WSL vai rolar esse campeonato ao vivo, com ondas que vão estremecer o céu e a terra – e assim como essa quarta-feira, só vão sobrar as cinzas…

:

 

 

 

  8 comments for “EDDIE WOULD GO CONFIRMADO PARA 10.02.2016

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: