ENTENDA SNAPPER ROCKS

Foto 1.jpg

Onde fica Snapper Rocks? Na Gold Coast, Queesland, Austrália.

Em 2016 completa 15 anos que Snapper abre a temporada de surf profissional. Dentre estes anos apenas 3 surfistas não australianos venceram o evento. Kelly Slater – USA [2006, 2008, 2011, 2013] Gabriel Medina – BRA [2014], o primeiro e único Goofy a vencer este evento e Filipe Toledo [2015].

Este ano a janela do evento abre 10 de março e vai até 21 de março. Quer entender mais sobre as desejadas ondas australianas??

foto 2.jpg

Snapper Rocks oferece ondas classudas, sendo as melhores no verão, mais precisamente de Dezembro à Março, onde a costa vira alvo de alguns ciclones extras tropicais e formam ondas longas e tubulares com ótima temperatura, o que acaba fazendo com que o pico se torne um ótimo lugar para evoluir seu surf. Porém não ache que vai pegar uma onda atrás da outra, o crowd é intenso, e muita vezes lotado de surfistas profissionais como os locais Mick Fanning e Joel Parkinson que sempre estão no line up para pegar a melhores da série. A correnteza é forte e é o que dá descanso para os que estão na água. Mas com paciência, respeito e claro: treino, você conseguirá pegar boas ondas.

Nasce uma onda… Ou melhor A onda: Super banks! 

Super banks.png

Em 2001, o Conselho de cidade de Gold Coast contratou uma empresa de drenagem para manter a boca do Rio Tweed livre de areia e fazer se seguro para barcos. Mas ninguém previu o que viria a seguir. Com a areia que foi retirada da boca do rio sendo colocada entre Snapper e Kirra, formou-se um fundo perfeito, conectando as ondas e de repente, os tubos de 20 segundos eram reais. Não demorou muito para alguém alcançar o Santo Graal: uma onda surfada de Snapper à Kirra – mais ou menos 2 km de onda. Dando o nome de super Banks ou em português “Super Bancada”.

Mesmo assim, a conexão entre as praias não é tão comum, tendo que ter as condições corretas e uma ondulação forte para que o fenômeno aconteça.

Com Super Banks tomando forma o foco do surf Australiano também mudou: desde 1970 Burleigh Heads era o palco das competições de surf na Austrália e era o pico que todos queriam surfar! [não que ainda não seja, pois ainda rolam altas ondas por lá…]

A qualidade dessa Super Onda aumentou muito o número de turistas e surfistas na região Australiana, resultando em uma grande aglomeração de surfistas de todo o mundo, em dias bons, mais de 500 cabeças podem ser contadas nos 2km disponíveis de onda. Muita vezes com uma atmosfera bem agressiva daqueles que estão na água.

crowd.jpg

 

Por isso se está na sua lista de surf trips conhecer Snapper Rocks, a dica é: prepara-se bem! A onda é diferente de qualquer outra que você já tenha surfado, pois corre bastante rápido, contudo uma vez que você estiver no trilho a alegria é garantida.

Lembre-se: respeite sempre os locais!

Fonte:
WSL
Wikipédia

  13 comments for “ENTENDA SNAPPER ROCKS

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: