UM SISTEMA CONTRA OU FAVOR DOS TUBARÕES?!

Quem não se lembra da final da fatídica etapa de J-bay em 2015, quando o tricampeão mundial Mick Fanning ficou entre a vida e a morte durante o que pareceu ser um ataque de tubarão branco? Por sorte, ele saiu sem nenhum arranhão, contudo a preocupação com os animais marinhos tomou proporções gigantescas.

mick fanning.jpg

Em resposta esse perigoso e inevitável cenário, um novo sistema, chamado Shark Shield Deterrent foi desenvolvido  para grudar na parte de baixo da prancha, gerando um campo elétrico que evita com que o tubarão se aproxime dos surfistas. É um sistema contra tubarões? Sim! Mas muito a favor deles também.

Depois de 2 anos de desenvolvimento e 300 mil dólares doados pelo governo do Oeste da Austrália , um dispositivo criado para colar na prancha de surf poderá evitar ataques, como o ocorrido na semana passada com o surfista Brett Connellan ao sul de Sydney.

 

Essas “redes” elétricas “contra” tubarões, vêm sendo usadas por mergulhadores  há alguns anos. Mas agora a tecnologia foi adaptada para pranchas de surf, de modo que não performance do surfista não é prejudicada. O ex-campeão mundial por duas vezes, Tom Caroll vem ajudando muito no projeto.

 

O biólogo Australiano especialista em tubarões Ian Gordon, diz que não tem nenhum interesse comercial no produto, apenas acredita que o “ Shark Shield Deterrent” irá pela primeira vez, possibilitar  que os surfistas pratiquem o esporte em lugares remotos espalhados pelo mundo sem correr o risco de sofrer um ataque.

Foto 2.jpg

 

 

 “O números de abates de tubarões vem crescendo gradativamente em NSW, Austrália desde 1936 e mesmo assim os incidentes não vem diminuindo, ou seja, o abate de tubarões não é a solução. Comprovando isso, teremos menos abates e mais surfistas e tubarões convivendo sem se ameaçar.” disse o criador do projeto Lindsay Lion.

COMO FUNCIONA?


Os tubarões tem pequenos receptores elétricos de curto alcance localizados no focinho, que servem para ajuda-los a localizar alimentos, já que sua visão não é das melhores. O Shark Shield envia uma espécie de onda elétrica, que não deixa o tubarão se aproximar, pois causa espasmos insuportáveis nestes receptores.

Vale lembrar que esta corrente elétrica, não oferece nenhum perigo para o tubarãoO Shark Shield funciona em todas as espécies de tubarões inclusive nos mais perigosos como o tubarão tigre e o tubarão branco.

A Universidade de pesquisa da Austrália demostrou que a tecnologia do Shark Shield tem eficiência na interação com o tubarão de nove em cada dez vezes. O modulo eletrônico é instalado na parte superior traseira da prancha, logo atrás do antiderrapante.

foto 3.jpg

O único jeito de ter 100% de garantia contra ataques é não entrar na água, pois não se esqueça que os invasores do espaço somos nos e não eles.

Fontes:
The Inertia
The Sydney Morning Herald

 

 

 

 

  5 comments for “UM SISTEMA CONTRA OU FAVOR DOS TUBARÕES?!

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: