TRÊS EXERCÍCIOS PARA MELHORAR O SEU DROP

Muitas pessoas gastam boa parte do seu tempo nas variadas academias fazendo exercícios repetitivos que tem pouca influência sobre o seu desempenho no mundo líquido real e acabam se frustrando quando não tem o resultado esperado. Certo? Se você é uma dessas pessoas – temos uma proposta para você!

Nosso convite é para que você  pense além do exercício e veja qual o elemento/movimento/manobra você quer melhorar e depois faça um trabalho de busca por exercícios funcionais específicos… Assim você chegar lá!

Então, com isso em mente, separamos três movimentos que ajudam a  construir a força do core [parte central e estabilizadora do corpo] que ajudá-lo à promover um drop mais rápido e explosivo a partir do zero.

Foto 1.jpg

 

1- FlLEXÃO DO BRAÇO COM EMPURRÃO

Se o agachamento é o rei dos exercícios que estimulam a pare inferior do corpo, podemos dizer que a flexão é a rainha dos movimentos superiores. Ele não só desenvolve a capacidade de se manter equilibrado usando a gravidade, mas também clama pelo envolvimento vários grupos musculares para gerar grande força. O empurrão leva a variação da flexão padrão para um novo nível, empregando as mesmas fibras musculares de contração rápida que você usa para dropar uma onda em sua prancha. Como você fazê-lo:

  • Ajoelhe-se e coloque as mãos na largura dos ombros com os dedos apontando para a frente.
  • Mova as pernas para trás, posicione os pés juntos e contraia os glúteos.
  • Abra suas mãos no chão para criar estabilização deixando as elas paralelas aos ombros.
  • Flexione os cotovelos para abaixar seu corpo em uma posição inferior. Tente manter seus antebraços na vertical e manter os cotovelos dobrados para dentro, em vez de rodá-los para fora.
  • Quando você abaixar para o chão, mantenha a sua bunda e barriga espremidos.
  • Quando seu peito tocar o chão, empurre as mãos para baixo de forma agressiva para impulsionar sua parte superior do corpo para o ar.
  • Na volta, posicione os braços ligeiramente flexionados para absorver a força do movimento explosivo e depois um abaixe-se lentamente de volta para a posição inferior.
  • Repita 10 vezes, adicionando mais repetições conforme for evoluindo.

foto 2.jpg

2– AGACHAMENTO ALTERNADO COM SALTO

Esse exercício, com certeza, vai melhorar sua força, resistência e velocidade das pernas e quadris na hora de dropar uma onda.

O salto com agachamento alternado, te oferece a uma posição escalonada, trabalhando com equilíbrio de todo o seu corpo durante o movimento. Desenvolve a rapidez em seus pés – habilidade extremamente necessária na hora de dropar.

  • Fique com os pés juntos apontando para frente
  • Dê um grande passo para frente com o seu pé esquerdo
  • Solte seus quadris para baixo, apontando o joelho de trás para o chão e mantenha as costas reta. O pé da frente fica inteiro no chão enquanto o calcanhar de trás é elevado.
  • Balance seus braços para cima simultâneamente, pressione seus pés no chão explodindo para cima usando os quadris.
  • Quando chegar ao topo do seu salto, alterne as pernas no ar, ou seja jogue a perna de frente para trás e vice versa.
  • Reinicie na mesma posição que começou, porém com as posição dos pés invertidas.
  • Faça 10 repetições para cada perna, ou até você começar sentir uma redução na velocidade e potência do movimento. Respeite seus limites.

Foto 3.jpg

3- BURPEE

Este é um exercício que é mais próximo ao movimento real do drop, altamente eficiente, exige muita potência e velocidade e cria grande resistência nos grupos musculares convocados.

Conforme for evoluindo a execução, nossa sugestão é que você teste bases mais instáveis para seguir se desafiando enquanto evolui – como um bosu invertido, por exemplo, que vai dificultar a execução aproximando ainda mais o movimento do drop, afinal nada é mais instável que a própria prancha de surf.

Veja como fazer:

  • Para começar fique em pé com os pés juntos e os dedos apontados para frente.
  • Curve-se para frente com os quadris e coloque as palmas das mãos no chão com os dedos virados para frente.
  • Mantendo as costas retas, deslize os pés para trás e fique na posição de flexão de braço. Pressione as mãos no chão e aperte seu abdômen e glúteos.
  • Abaixe os cotovelos para fazer uma flexão.
  • Quando for voltar do movimento da flexão, entenda os cotovelos e leve o seu quadril para cima levando os joelhos em direção ao seu peito.

Quando puxar as pernas para debaixo do seu corpo substitua as mãos pelos pés, fique em uma posição semelhante a de um agachamento [com os pés paralelos na distância dos ombros, dedos dos pés virados para frente, joelhos flexionados e costas retas]

  • Da posição de agachamento exploda para cima executando um salto vertical, com os braços acima da cabeça.
  • Quando descer, faça a transição imediata para o Burpee, como na etapa 2, e repita em sequência todo o movimento.
  • Repita por 10 vezes adicionando velocidade nas repetições.

Ficou claro que o burpee não é um exercício fácil e por isso recomendamos que você peça por algum tipo de supervisão: seja um parceiro de treinamento ou um treinador/professor que possa te assistir e identificar as falhas e auxilia-lo fazer as correções para executar o movimento com perfeição.

Após alguns treinos como esse você já poderá sentir a diferença dentro da água, principalmente na hora de dropar ondas mais cavadas que exigem do surfista: mais força e agilidade.

Bom treino e bom surf!
Gostou dos treinos? Aqui tem mais vinte!

 

 

 

  25 comments for “TRÊS EXERCÍCIOS PARA MELHORAR O SEU DROP

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: