DESCUBRA O SEGREDO DAS BOAS ENERGIAS DO SURF…

Cada um de nós surfa por uma razão. Alguns por saúde, outros por estilo de vida, busca por aventuras e desafios, pela adrenalina da nova experiência ou apenas por estar em contato direto com o oceano e consequentemente com a natureza.

Seja qual for a sua motivação, todo o surfista sabe a sensação genuína que o surf proporciona.

foto 1.jpg

Enquanto estamos todos familiarizados com os benéficos físicos, fisiológicos e do subconsciente que o esporte oferece, uma pesquisa publicada recentemente mostra que as pessoas que se dizem “amarradonas em surfar” que estampam um sorriso incansável nos lábios e uma leveza no olhar – na verdade estão se aproveitando de um coquetel químico que é desencadeado pelos íons carregados, que se encontram na atmosfera turbulenta em torno da espuma do mar, gerada quando a onda quebra.

Mas… COMO ASSIM?!

Enquanto surfamos, experimentamos níveis elevados de adrenalina e dopamina. A adrenalina aumenta a frequência cardíaca e consecutivamente aumenta seu tempo de reação [A remada se torna mais forte para evitar que o surfista passe a  tomar aquela série do dia na cabeça], enquanto a dopamina é um neurotransmissor químico acionado em seu corpo quando está fazendo algo que você realmente gosta. “Os viciados em adrenalina” como surfistas de ondas grandes, se acostumam com níveis mais elevados destes elementos e querem cada vez surfar ondas maiores, para continuar desfrutando dessa sensação.

Enquanto a adrenalina pode nos dar uma vantagem dentro da água, os efeitos diminuem rapidamente quando voltamos para a terra, enquanto a “sensação de amarradão” permanece por muito tempo depois que estamos de volta à praia. A pesquisa sugere que estes efeitos persistem eufóricos por um atributo a um realmente improvável candidato: a espuma das ondas.

Captura de Tela 2016-05-08 às 5.30.21 PM.png

A turbulência criada pelas ondas quebrando altera a estrutura física do ar e também da água, quando essas moléculas do ar e da água são quebradas liberam íons negativos para atmosfera. Na eterna busca por ondas perfeitas, os surfistas encontram o estado atmosférico inevitavelmente alterado.

Alguns cientistas estão convencidos que a abundância destes íons alterados, tem um efeito positivo sobre o humor, desencadeando a liberação de endorfinas e serotonina [o hormônio da felicidade] e aumentam o fluxo sanguíneo e também a circulação de oxigênio do nosso corpo.

Estudos semelhantes mostram outros ambientes com condições atmosféricas carregadas, como ao redor de cachoeiras e montanhas com neve, que também produzem efeitos parecidos. Talvez se o seu chuveiro tiver uma pressão grande, você pode recriar este ambiente e poderia ficar “amarradão” no banho, utilizando o mesmo princípio das águas turbulentas. Taí um dos motivos que varias pessoas cantam enquanto tomam banho, sacou?

Um estudo com 107 surfistas na Califórnia comprovaram os reais benéficos que o surf oferece para sua saúde mental. Foi solicitado que os surfistas descrevessem como se sentiam antes e depois de surfar. Eles relataram se sentir mais calmos e tranquilos depois da queda, alguns relataram que a solidão de estar lá fora, em contato com o mar, permite que você limpe sua cabeça. Ryan Pittsinger, foi o pesquisador por trás do estudo.

Organizações de todo o mundo tem usado o poder “zen” do surf para tratar: depressão, esquizofrenia e até transtornos de estresse pós traumático. O método já possui o nome de surf terapia.

foto 2.jpg

Um documentário lançado no inicio do ano, conta a história de uma organização mexicana que trouxe a felicidade de volta para crianças órfãs através do surf. A construção da confiança, auto-estima acabou por proporcionar uma fuga temporária de suas vidas anteriores e deu à essas crianças uma nova esperança para seguir seus sonhos e buscar um futuro melhor. O sucesso do programa mostrou uma eficácia acima do esperado pelo seus idealizadores.

Um surfista como você não precisa de estudos para saber que o surf é excelente para sua saúde – mas se quiser argumentar cientificamente, entenda um pouco mais sobre os íons mencionados acima!

  • Íon – é um átomo ou gripo de átomos com uma carga elétrica global. Os cientistas afirmam que o íons possuem cloreto de sódio [vulgarmente conhecido como sal marinho] e outros elementos como magnésio, não facilmente encontrados nos alimentos.
  • Íons Negativos – são moléculas insípidas e inodoras encontrados no ar. Elas são conhecidos para aumentar o fluxo de oxigénio para o cérebro e, como resultado, motivar o estado de alerta, diminuir a sonolência e estimular à energia mental . Os íons negativos também auxiliam na proteção contra germes e na diminuição da irritação da garganta, bem como espirros e tosse.
  • Íons positivos – são liberados na atmosfera por condicionadores de ar, televisores, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Estes íons são responsáveis por uma variedade de sintomas, incluindo dores de cabeça, fadiga, náusea e tonturas e precisam ser contra balanceados por seus opositores.

Captura de Tela 2016-05-08 às 5.29.25 PM.png

A única dúvida que ficou é: PORQUE você ainda está fora d’água?!

FONTES:
365 SAUDE
The Inertia

 

  13 comments for “DESCUBRA O SEGREDO DAS BOAS ENERGIAS DO SURF…

  1. Pingback: Do Surf

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: