AVISO: APRENDER UM NOVO ESPORTE É BOM PARA O CÉREBRO, DIZ PESQUISA

novo esporte bom para o cerebro

Recentemente o New York Times publicou alguns dados de uma pesquisa sobre os impactos da aprendizagem motora no nosso cérebro e confirmou que aprender uma nova atividade física pode transformar significativamente o cérebro.

Ta aí um bom motivo para desafiar a rotina.

O estudo deixa claro que o cérebro é beneficiado de maneira mais intensa quando desafiado a praticar atividades diferentes das habituais como por exemplo: andar de bicicleta, fazer malabares, nadar e… surfar também, porque não?! – do que quando estimulado através de corridas diárias ou execução de palavras cruzadas.

do surf 1 cerebro.jpg

Você já viu aquelas icônicas imagens dos ratos de laboratório que ficam dentro de um espaço com uma roda de corrida, certo?

Esses ratinhos, acostumados com seu dia a dia foram desafiados em 2014 a correr em um tipo de roda mais complicado: onde os degraus foram irregularmente espaçados para que eles obrigatoriamente aprendessem um novo passo. O resultado disso? Seus pequenos cérebros foram modificados significativamente.

do surf 5 cerebro.jpg
Você já ouviu falar sobre neurônios e sabe que – traduzindo de maneira bem simplificada – eles trocam mensagens entre si e quanto mais claras e rápidas essas mensagens forem mais inteligentes somos, certo?

Partindo desse princípio, vamos lidar com uma palavra difícil e bem científica: MIELINIZAÇÃO.

Os ratinhos que usaram as novas rodas aumentaram a mielinização de neurônios em seu córtex motor. O que é isso? Mielinização é o processo pelo qual as partes de uma célula do cérebro são isoladas, de forma que as mensagens entre os neurônios possam prosseguir mais rapidamente e sem problemas.

A crença anterior que esse estudo desconstruiu era que esse processo de mielinização acontecia quase que exclusivamente durante a infância e depois desse período da vida o processo diminuiria ou pararia completamente. Mas os ratinhos em questão eram bem adultos.

do surf 2 cerebro.jpg

A maioria de nós faz pouco esforço para aprimorar as habilidades motoras na idade adulta, e muito poucos de nós tenta expandi-las, por exemplo, ao aprender um novo esporte”, afirmou John Krakauer – professor de neurologia e diretor do Centro para o Estudo da Aprendizagem Motora e Reparação Cerebral da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Bom, já escrevemos por aqui alguns vários motivos pelos quais você deveria começar a surfar e os impactos disso em sua vida. Esse post é para fazer mais um convite e reforçar uma importante e transformadora informação de que não importa qual seja a sua idade.

Que tal fugir da regra de que só usamos 10% do nosso cérebro e se desafiar a ir surfar?

Se ainda não está convencido clique aqui e encontre outros 7 motivos para você começar a surfar agora e aqui as razões que comprovam que o surf pode salvar a humanidade e a sua vida.

Não deixe de compartilhar sua trajetória com a gente. E também não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais – Facebook & Instagram.

do surf 4 cerebro.jpg

FONTE:
BODYTECH

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: