ESPORTE? ESTILO DE VIDA? RELIGIÃO? O QUE É O SURF?

O surf é tão difícil de descrever [Relembre o artigo não entenda o surf] que chegar em uma resposta sobre como categoriza-lo em nossas vidas pode ser um desafio ainda maior.

Existem muitas coisas que não podemos ver, mas podemos sentir – nossa conexão com o mar, a energia boa de quando estamos na água e essa vontade desenfreada de voltar para o mar assim que possível.

Aqui no blog já desenvolvemos teorias sobre:

E mesmo assim, ainda não estamos satisfeitos. Sabemos que o número de questionamentos e tentativas de nomear ou categorizar o surf é diretamente proporcional ao número de surfistas que tem pelo mundo e podem refletir sobre essa questão.

do surf definicao.jpg

Por isso, decidimos expor algumas ideias e construir essa nomenclatura de maneira colaborativa – compartilhe esse post com sua opinião, deixe nos comentários ou escreva para gente e nos diga se as definições abaixo fazem algum sentido. Essa é uma tentativa de tornar coletivo uma experiência individual de imersão no ardor da natureza.

Nenhum de nós vai lucrar nada em nomear nossa atividade, mas quando alguém nos perguntar – é sempre bom ter algo a dizer.

O SURF É…

do surf esporte.jpg

UM ESPORTE? Hoje em dia, por se tratar do segundo mais praticado no Brasil, sim o surf é visto como um esporte. Temos atletas [vários] que nos representam no campeonato mundial, temos dois campeões e hoje acompanhamos suas preparações, seus ciclos de treino e assistimos o campeonato pela televisão junto com fãs que não necessariamente entram na água para remar.

É inegável os benefícios do surf para o condicionamento físico, flexibilidade, força, resistência e também não poderíamos deixar de dizer que para surfar é preciso ter perseverança e não existe evolução sem treino.

Além disso, se o surf se tornar oficialmente um esporte olímpico, como muitos vem dizendo que acontecerá – sim, poderemos chamar nossa paixão de esporte.

 

UM ESTILO DE VIDA? Vamos exemplificar pensando em vegetarianos e ativistas: tudo que eles fazem respeita os animais, ou seja: eles não comem nada que seja de origem animal, eles não usam roupas e produtos que fazem testes em animais, evitam ao máximo qualquer atitude que possa desprivilegiar a natureza e em alguns casos condenam àqueles que o fazem. Isso é um estilo de vida.

Digamos que você começou a surfar, percebeu o quanto ter uma alimentação mais saudável pode auxilia-lo na prática, o quanto o cuidado e respeito com o mar é essencial para que você continuar surfando e que claramente se conseguir treinar com frequência estará apto a surfar cada vez melhor e por mais tempo.

Quando falamos do estilo de vida dos surfistas criado por alguns modelos hollywoodianos estamos falando de conforto, tranquilidade, paciência, uma vida sem muitos anseios materiais, uma apreciação verdadeira da natureza e do mar e hoje são inúmeras marcas que vendem esse estilo de vida e lucram muito com isso, afinal muita gente não sobe na prancha e mesmo assim, vive o estilo de vida de quem o faz.

Recentemente até fizemos um post sobre o lifestyle do surf – Relembre aqui. Dá para dizer que o surf também é um estilo de vida, um dos melhores por sinal. ;D

do surf religiao.jpg

RELIGIÃO? Em 1970 uma teoria começou a se disseminar dizendo que o surf proporcionava uma unificação metafísica com o universo e por isso existia uma necessidade tão intensa de estar sempre na água sem se preocupar com as condições adversas [frio, trânsito, disponibilidade e afins].

Muitas pessoas entram no mar e atingem um estado de contemplação enquanto ficam sentadas no outside esperando pela ondas chegarem e há aqueles que gostam de acordar cedo e curtir o mar sozinhos como uma forma de honrar tudo que acontece ali naquele mundo líquido.

Dá para dizer que muitos surfistas, surfam religiosamente e que eles sabem que surfar enriquece a alma, afinal, lá no mar aprendemos muita coisa sobre nossa pequenez, nossas relações com os outros, com nós mesmos e com o mundo, fica difícil não falar de fé e perseverança para aqueles que estão sempre dispostos a se desafiar em uma pista que nunca oferece condições similares.

Esses são os 3 espaços onde acreditamos que o surf pode se encaixar. A indústria irá se encarregar de usar a melhor definição para vender mais e para nós fica a decisão de criar algo individual, personalizado, ou deixar em uma estatura misteriosa para se tornar ainda mais atraente do que já é.

Não queremos rótulos e sim conceitos nutritivos.

  9 comments for “ESPORTE? ESTILO DE VIDA? RELIGIÃO? O QUE É O SURF?

  1. 9 de Junho de 2016 às 15:05

    Hey! Someone in my Myspace group shared this site with us so
    I came to check it out. I’m definitely enjoying the information. I’m
    bookmarking and will be tweeting this to my followers!

    Terrific blog and amazing design.

    Gostar

  2. Raissa
    15 de Setembro de 2016 às 20:46

    Surf é vida, o resto é onda.

    Gostar

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: