KELLY SLATER E SUA NOVA TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO

Como sempre, mesmo com seus 43 anos, Kelly Slater apresenta algo novo para o mundo surf. Desta vez ele mostra uma nova técnica de respiração, técnica essa usada agora na etapa de Fiji, para quem viu ele praticando a técnica enquanto voltava para o Outside , a primeira reação foi: “Que “porra” é essa que ele está fazendo?”

do surf kelly slater respiracao.pngDurante o round 4 da etapa de Fiji, Slater foi visto praticando uma técnica de respiração do dublê holandês, Wim Hof. Os exercícios são para ajudar a manipular o sistema nervoso.

Na verdade essa técnica envolve a respiração e mentalização que foi criada pelo dublê holandês Wim Hof. Para suportar cenas que precisam do extremo de seu físico.

Todos sabem do talento e comprometimento que Slater tem a partir do momento que ele sobe na prancha, seja, dentro de uma bateria ou no free surf. Ele treina, mantém seu corpo saudável e viaja para surfar os melhores lugares do mundo, mais do que a maioria dos surfistas. Na verdade quando ele dropa uma onda, parece que ele vendeu a alma ao diabo em troca de habilidades sobre naturais. Ou é possível dizer que anos comendo sementes de chia e outros super alimentos elevaram seu corpo e mente a outro patamar.

Teorias da conspiração a parte, é certo que Slater sempre tem algo na manga.

Durante o round 4 disputado na etapa de Fiji, o comentarista da WSL, que fica dentro da água, Strider Wasilewski notou que o 11 vezes campeão mundial vinha fazendo algo estranho enquanto voltava para o outside. Ele estava praticando uma técnica de respiração obscura criada pelo dublê Holandês que é conhecido como “Iceman” Win Hof. Os exercícios devem ajudar você a atingir um místico comando mental sobre seu corpo através de punições.

Hof possui 20 recordes mundiais no Guinness, a maioria deles envolve ele suportando cenários extremos com gelo, por isso o apelido. Na maioria de seus truques, a ciência tradicional diz que ele deveria estar morto. Mas através de sua respiração especial, ele afirma ser capaz de manipular o seu sistema nervoso para sobreviver. Ele detém recordes de ficar submerso no gelo por 1 hora e 53 minutos, escalou 22.000 pés do Monte Everest [29.029 pés] só de cueca, além de correr uma maratona completa no deserto da Namíbia, sem água.

do surf kelly slater respiracao 2.jpg

 

Em um documentário [assista clicando aqui – separe 39 minutos para assistir], os métodos de Hof são examinados por uma perspectiva médica. O Professor Peter Pickkers, da Universidade Radbound explica. “A adrenalina é liberada pelo sistema nervoso autônomo e essa autonomia significa que não podemos influencia-la voluntariamente.” Com a técnicas de Wim Hof, foi mostrado que ele foi capaz de aumentar seus níveis de adrenalina a concentrações muito elevadas, ainda maiores do que pessoas que fazem bungee junping pela primeira vez – para servir como exemplo.

Mas aí perguntamos, qual o propósito de Slater usar esta técnica? Por que ele precisaria aumentar sua taxa de adrenalina no sangue para surfar um swell em Cloudbreak? Já que ele surfou essa onda inúmeras vezes, e muitas vezes em situações onde o risco era muito maior?

Bem Win Hof explica que o método funciona de maneira dupla: tanto para aumentar ou diminuir a circulação sanguínea e frequência cardíaca. É provável que Kelly tenha usada a técnica para se manter calmo, permitindo surfar as maiores ondas com mais facilidade tendo a mente controlada, assim conseguindo pensar e visualizar as melhores manobras para se fazer em determinadas situações.

do surf kelly slater respiracao 2.png

 

Se o métodos influenciaram ou não na bateria de numero 4 em Fiji, não podemos afirmar, mais que ele conseguiu uma bateria quase perfeita, com a soma de 19,77 em possíveis 20 pontos. Isso todos pudemos observar.

Talvez o método tenha tido um impacto sobre Slater e seu surf alienigena, ou talvez seja apenas as sementes de chia mesmo. Certamente a técnica vem com muito treinamento e dedicação e como tudo leva um tempo.

FONTE:
SURFLINE

  3 comments for “KELLY SLATER E SUA NOVA TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: