7 MANEIRAS SIMPLES DE MELHORAR SUA PERFORMANCE NO SURF

Chegou em algum limite onde não consegue mais evoluir? Ou quer melhorar sua performance e ultrapassar seus limites atuais? Encontramos 7 maneiras simples que podem ajudar você!

MANEIRA UM: Usar diferentes Jogos de Quilha

Foto 1 -Do surf: 7 maneiras de melhorar sua performance no surf.png

Acreditamos que as quilhas não podem ser comparadas ao motor de um carro [esse seria o shape da prancha em nossa visão], achamos que a maneira correta é ver as quilhas como o sistema de injeção que é responsável por controlar o desempenho do motor. Então a conclusão é, tenha um bom jogo de quilhas, com diferentes tamanhos e modelos, assim você vai perceber quais são as melhores para cada mar e cada prancha do seu quiver.

MANEIRA DOIS: Usar roupas adequadas

 

foto 2 -Do surf: 7 maneiras de melhorar sua performance no surf.jpg

Não estamos falando da bermuda da moda, mas sim da melhor bermuda, wetsuit [john], lycra [ou Lycra John] para você! A vestimenta adequada para cada situação é aquele em que você realmente se sinta confortável dentro da água e elas vão fazer toda a diferença, mais cedo ou mais tarde. Quem já não perdeu algum mar “de gala” por cair só de bermuda [famoso no pêlo] e ficou lá fora com os braços travados de frio após meia hora? Quase todo surfista já passou [ou vai passar por isso], então um acessório de surf importantíssimo são as vestes adequadas [é melhor prevenir do que remediar, o que nesse caso é ter que sair do mar e perder o melhor momento].

MANEIRA TRÊS: Usar um bom Deck

foto 3 --Do surf: 7 maneiras de melhorar sua performance no surf.jpg

Esse item entrou como importante porque ele é inclusive questionável para alguns surfistas. Tem gente que utiliza o Deck [antiderrapante] na rabeta e prefere assim, tem surfistas que deixam de usar em algumas pranchas, mas parece que algo faltava e nas manobras de quebra de linha o pé sempre escorregava. Porém vários surfistas usam só parafina e se dão bem assim, por isso este item faz parte dos acessórios de surf importantes para melhorar sua performance mas não são indispensáveis.

MANEIRA QUATRO: Não tenha uma prancha, mas sim um FOGUETE

foto 4 --Do surf: 7 maneiras de melhorar sua performance no surf.jpg

Se para andar mais rápido na pista um carro precisa do melhor motor, para evoluir no surf você precisa da melhor prancha.  Por isso esse é sem dúvida, o item mais importante da lista de acessórios essenciais! Não seria justo, sensato ou produtivo tentar avaliar o melhor shaper ou modelo, nacional ou importada porque existem muitas alternativas e você sabe que quando o assunto é modelo de pranchas cada um se adequa melhor a determinadas características.

Além disso, é muito claro que cada shape [e modelo de prancha] tem suas vantagens e desvantagens em cada tipo de mar, uma prancha com mais borda e meio pode ser ótima para marolas e péssima para ondas cavadas. Uma rabeta round pin pode ser ótima para ondas tubulares e péssima quando vamos fazer uma manobra de quebra de linha. Um fundo pode ser ótimo para manobras rápidas e ser prejudicial em ondas maiores.

Relembre aqui todos os detalhes sobre sua prancha, detalhados em 8 partes.

MANEIRA CINCO: O importante não é a câmera, e sim a filmagem!

foto 5 - -Do surf: 7 maneiras de melhorar sua performance no surf.png

Quando você começa a assistir seu surf no início é estranho porque parecia que você era bem mais radical [risos] lá de cima da prancha. Mas a verdade é: se ver faz ficar mais fácil de corrigir erros no posicionamento e manobras e isso traz uma evolução muito mais rápida. Você pode fazer isso com uma câmera com proteção aquática, por exemplo, ou pagar para algum filmaker [ou parceiro, amigo, namorado(a)] fazer umas imagens suas periodicamente.

MANEIRA SEIS: Se puder não tenha um FOGUETE, É sim um ARSENAL DE FOGUETES!

foto 6--Do surf: 7 maneiras de melhorar sua performance no surf.jpg

Acho que você deve ter entendido né? Um quiver, várias pranchas, vários modelos para você surfar sempre com o melhor equipamento de acordo com as condições e também para poder testar diferentes tipos de manobras, cavadas e linhas de onda, é essencial para sua evolução! Mesmo em países como o Brasil, onde a maioria dos picos é de Beach Break, em um mesmo swell você pode pegar três ou quatro tipos de ondas diferentes caso faça queda em diferentes praias [uma onda mais gorda e longa, uma onda mais de pé, porém apenas manobrável e uma onda bem cavada onde rolam principalmente tubos]. Com pranchas diferentes você pode alcançar o melhor desempenho em cada uma das quedas.

MANEIRA SETE: Preparação é o seu verdadeiro combustível!

foto 7 - -Do surf: 7 maneiras de melhorar sua performance no surf.jpg

Se dissermos que mesmo que esteja na água constantemente e acredite estar com o surf no pé seu desempenho ainda está no mínimo 30% abaixo do que poderia estar? isso mesmo, TRINTA POR CENTO!

Mesmo com seu quiver ideal, quilhas, filmagem constante, roupas adequadas e todos os itens da lista acima em mãos você ainda está muito abaixo do que pode alcançar. Dentro do seu corpo você tem mais flexibilidade, força, potência, capacidade respiratória, velocidade e condicionamento do que está usando atualmente, porém a falta de preparo ideal não te deixa chegar nos 100%!

E tem mais: infelizmente caso você continue assim você corre grandes riscos de sofrer lesões musculares e também nos tendões.Fazendo exercícios voltados para o surf correta e constantemente você vai evoluir de uma forma muito mais rápida, do que um corpo sem treino.

E se quiser relembrar os posts que já fizemos para manter você preparado para melhorar suas manobras e sua performance na água, basta clicar nas opções abaixo:

Agora com todas essas dicas simples você não tem mais porque ficar reclamando que o seu surf não evolui e sim tomar uma atitude! Depois conta pra gente como foi esse processo 🙂 e não deixe de se manter motivado e conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

  3 comments for “7 MANEIRAS SIMPLES DE MELHORAR SUA PERFORMANCE NO SURF

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: