AGORA É OFICIAL: O SURF É UM ESPORTE OLÍMPICO!

Foto 1 - Dosurf : Surf nas olimpiadas.png

03 de agosto de 2016 entra para a história como um dos momentos mais significativos da história do surf: Fernando Aguerre e sua equipe da ISA tem uma ótima causa para celebrar: FINALMENTE vamos ver o surf nos palcos olímpicos.

Após uma votação unânime do Comitê Olímpico Internacional [COI] foi declarado que a partir de 2020, em Tóquio, Japão a modalidade entra na grade esportes disputados em olimpíadas. Além do surf foram aprovados mais quatro esportes: skate, escalada esportiva, beisebol e caratê.

“Depois de décadas de trabalho duro e dedicação, estamos muito felizes que o surf irá juntar-se oficialmente o Programa de Esportes Olímpicos em Tóquio, em 2020. Nossa missão olímpica tornou-se agora uma realidade e em nome da família Surf, gostaria de expressar nossos sinceros agradecimentos ao COI e Tóquio 2020 por sua visão pioneira em tornar possível esta decisão histórica”.

“Este é um momento para irá mudar o futuro do surf. Já estamos vendo aumento da popularidade do esporte em todo o mundo e os Jogos Olímpicos irá fornecer uma plataforma incrível para mostrar ainda mais Surf e seus valores fundamentais. Com sua mistura única e moderna de desempenho esportivo, estilo e cultura da juventude, o surf vai ajudar a entregar algo especial para os Jogos”.

“Estamos muito amarradões pelos atletas que poderão defender as cores de seu país no maior palco esportivo do mundo. Mal podemos esperar para ver os surfistas competindo homem a homem em águas japonesas, e contagiando o mundo com esta fantástica atmosfera”.

“Sabemos que o trabalho duro não pára aqui. Aguardamos com grande entusiasmo e energia para trabalhar em parceria com o COI e Tóquio 2020 como nosso objetivo é fazer o surf olímpico estrear um sucesso retumbante. “

Essas foram as palavras de Fernando Aguerre da International Surfing Association [ISA]

O sonho de surf olímpico começou a 104 anos atrás com Duke Kahanamoku [Relembre essa história], em 1912 durante os Jogos Olímpicos, o nadador levou o ouro e oficializou seu desejo de incluir o surf como uma modalidade olímpica.

Foto 2 - Dosurf : Surf nas olimpiadas.pngO pai de Surf olímpico, Duke Kahanamoku nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912

Mais de um século depois, Fernando Aguerre e sua equipe da ISA que continuaram a perseguir o desejo do Duke transformaram esse sonho em realidade. “Surf está pronto para abraçar os Jogos Olímpicos e tomar a sua inspiração , amor e paixão para o maior palco esportivo do mundo.

Como o foco da Tóquio 2020 é preparar os jogos olímpicos mais inovadores e excitantes da história é uma grande honra e um momento pertinente para o surf ser reconhecido como um componente chave dessa história.

Se você está se perguntando como vai funcionar, a gente te explica:

  • Teremos um um total de 40 atletas de surf com foco em apenas uma divisão: shortboard
  • A competição vai rolar na província de Chiba do Japão.
  • A lista oficial do surf para as Olimpíadas será composta por 20 homens e 20 mulheres
  • A logística para os eventos de surf nos jogos de Tóquio 2020 serão decididos em Setembro. [Provavelmente não vão acontecer em uma piscina de ondas, e sim nas condições naturais no oceano]
Foto 3 - Dosurf : Surf nas olimpiadas.pngVisão do Comité Olímpico de Tóquio 2020 para Avenida da Praia para o festival de Surf.

Quer conhecer a trajetória que fez desse sonho uma realidade?

Então se liga:
Fernando Aguerre , membro da Argentina Nacional de Surf Team, foi eleito Presidente da ISA em 1994. Em 1995 , pouco depois de ser eleito Aguerre se reuniu com o então presidente do COI, Juan Antonio Samaranch , em Lausanne , na Suíça, onde deixou claro que a inclusão de Surf nos Jogos Olímpicos seria uma prioridade estratégica para o ISA .

Desde aquela reunião em Lausanne, ISA deu grandes passos em frente para o desenvolvimento global do esporte, sempre com o objetivo final de espalhar a alegria do surf para todos os cantos do mundo, inclusive para mercados pouco tradicionais: como o Irã , Serra Leoa, e Rússia, por exemplo.

Apesar de várias tentativas frustradas para promover a inclusão de Surf para os jogos nas primeiras décadas do mandato da Aguerre, o presidente ISA persistiu e, em 2014, o ISA aproveitou a nova liderança do COI, Thomas Bach para tentar novamente. Bach já tinha uma nova visão para as Olimpíadas, percebendo com clareza a necessidade de adicionar, esportes vibrantes juvenis no circuito.

Dois anos mais tarde, tendo sido recomendado por Tóquio 2020 e apoiado pelo Conselho Executivo do COI, o surf finalmente alcançou o reconhecimento oficial Olímpico pelo Comitê Olímpico Internacional. Se tornado este um dos momento mais significativo na história do surf.

O mundo precisa saber disso, então compartilhe esse post e nos acompanhe nas Rede Sociais [Facebook e Instagram]

ALOHA!

FONTE:
SURF PARK CENTRAL

  2 comments for “AGORA É OFICIAL: O SURF É UM ESPORTE OLÍMPICO!

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: