QUER SURFAR PRA SEMPRE?! PREVINA-SE DAS LESÕES

Quem não surfa normalmente acredita que o surf não possui riscos. Mas está tremendamente enganado. O surf é um esporte que exige bastante dos seus praticantes e não tem uma condição de pista fixa: o mar se movimenta e os surfistas se mantém em constante evolução.

Conforme os surfistas estabelecem novos níveis de desempenho em ondas cada vez maiores ou mais difíceis é natural começar a ver algumas lesões comuns ocorrerem. Principalmente as chamadas lesões progressivas que são as que vão se concebendo com o passar do tempo.

do surf lesoes 3.jpg

Nossa ideia é deixar você consciente e preparado para quem sabe evitar uma lesão que impossibilite você de surfar por mais tempo ou te distancie dessa paixão.

LESÃO OCULAR: Sim amigos, se o bico da prancha bater no seu olho será no mínimo aterrorizante. Por isso, tome cuidado ao cair [Relembre nosso post aqui] e sempre proteja seu rosto com as mãos antes de sair da água. Se der conta, a recomendação ideal é comprar um protetor de bico de prancha emborrachado para que seu olho [e outras partes do seu corpo] não estejam mais em risco.

TRAUMA NA CABEÇA: Esse é mais risco real que pode ser evitado se você aprender a cair da maneira correta. Mas se esse medo te impedir de entrar na água porque realmente temos histórias tenebrosas de surfistas que bateram em suas pranchas, nas quilhas ou no fundo do mar você pode surfar de capacete [como grandes surfistas – Tom Carrol – já fizeram em Pipeline por exemplo] ou usar uma soft board… Sim, o surf será outro, mas para iniciantes e/ou surfistas não muito frequentes é uma boa pedida.

do surf lesoes 1.jpg

LESÕES NO OMBRO: Já falamos por aqui sobre algumas técnicas para proteger o seu ombro – Relembre – vale reforçar que o ombro do surfista é extremamente vulnerável já que é usado excessivamente [por surfistas mais experientes] ou de maneira incorreta [por surfistas iniciantes]. Um simples alongamento pode ser transformador e claro, o fortalecimento do músculo com o treino e a natação também!

Separamos algumas informações relevantes sobre lesões no geral para compartilhar com vocês:

  • O risco de lesão é dobrado para surfistas com mais de 40 anos do que para os que tem 20.
  • Quanto maior for a onda surfada, maior é a chance de se lesionar gravemente.
  • Contudo, pela imprudência [e falta de se respeito com a imponência do mar] a maioria das lesões acontecem em ondas menores. O medo pode ser um grande e genuíno diminuidor de riscos.
  • O tubo é a manobra que mais gera lesões dentre todas as demais.

Lembrando que um preparo físico bom fará toda a diferença para que você evite potenciais lesões, principalmente em quedas mais longas. O ideal é sempre estar bem alongado, com o corpo forte e evitar passar mais de duas horas em uma mesma queda, uma breve intervalo pode salvar sua pele, literalmente!

[Bom, pra não dizer que não falamos do sol: PASSE PROTETOR SOLAR SEMPRE E REPASSE NOS INTERVALOS. Sua pele agradece!]

Gostou do post? Então compartilhe e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram!

ALOHA!

FONTE

  11 comments for “QUER SURFAR PRA SEMPRE?! PREVINA-SE DAS LESÕES

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: