COLETA SELETIVA DE PRANCHAS, É POSSÍVEL?

Shaper, artista plástico, educador ambiental, instrutor de surfe e especialista em primeiros socorros: esse é o Ricardo Ramos – mais conhecido pela galera do Arpoador no Rio de Janeiro como Bocão.

 

foto 1 - dosurf:coleta seletiva de pranchas.jpg

O cara iniciou seu trabalho com o surfe nos anos 80, através de coleta seletiva de pranchas e equipamentos que eram jogados nas praias, ruas e lixeiras. Em seguida, começou a trabalhar numa fábrica, onde aprendeu a manusear todas as matérias primas necessárias para a produção e aí tudo ficou mais fácil.

Seguiu construindo uma oficina no alto da Rocinha [Rio de Janeiro] com o intuito de reformar pranchas, esculturas com sobras de materiais e mini pranchinhas decorativas, que costuma disponibilizar pra molecada das redondezas usar a imaginação e transformá-las em arte e brinquedo!

foto 2 - Dosurf:coleta seletiva de pranchas.jpg

Bocão desde cedo observou que havia uma galera que descartava pranchas de qualquer maneira e, muitas vezes, as queimavam; isso chamou a sua atenção e serviu como incentivo para dar vida às pranchas consideradas como inúteis. Em 1994, fundou oficialmente a Rocinha Surf Escola, que, hoje, se tornou uma associação de caráter de defesa a direitos sociais que tem como maior força o sistema de reaproveitamento. Além disso, ainda rolam aulas de fabricação e conserto, treinamento de surfe e educação ambiental.

A ideia é passar esse pensamento para seus alunos e, de pouco em pouco, fazer a diferença – que, se passada aos outros, juntos, será enorme! A trajetória do cara é maneiríssima e ele tem muita história pra contar. São histórias como essas que merecem ser compartilhadas, para que fique claro que:

TEM PRA TODO MUNDO! E TUDO É POSSÍVEL!

foto 3 - Do surf: Coleta seletiva de pranchas.jpg

Gostou?! Então compartilha! E não deixa de seguir a gente nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

FONTE 

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: