AVISO: A POLUIÇÃO E SUJEIRA DAS PRAIAS NÃO PREJUDICA APENAS O MAR!

Qualquer surfista que já passou um tempo no mar para pegar algumas ondas, também já passou por algum constrangimento depois que saiu do mar, com água escorrendo de seu nariz. Isso serve de ilustração de quanto os surfistas são verdadeiramente expostos a água dos oceanos.

Encontramos uma lista de 5 motivos pelos quais os surfistas são mais propensos a ficar doentes por conta da poluição dos oceanos, do que outros frequentadores da praia. E assim sua missão de nos ajudar a conversar todo esse ecossistema fará mais sentido porque você está protegendo a si mesmo!

2.jpg

MOTIVO UM: Surfistas vão para a praia e tem contato com a água do oceano mais do que qualquer frequentador de praia

De acordo com os atuais estudos sobre recreação marinha, os frequentadores de praia em média fazem 14 visitas por ano a praia, no entanto, a visita média de um surfista é de 23 por ano. Outros estudos na Califórnia, mostram que os surfistas locais fazem em média 77 visitas por ano, já em Trestles os resultados foram ainda maiores, com 109 visitas por ano.

MOTIVO DOIS: Os surfistas frequentam a praia durante todo ano.

Estudos mostraram também que frequência da praia para pessoas que não surfam é altamente sazonal. A maioria das visitas ocorrem nos meses de verão, sendo que mais da metade das visitas ocorrem durante apenas 3 meses. Em contrapartida, os surfistas tendem a visitar a praia e entrar na água durante o ano todo. Em alguns lugares, os surfistas vão a praia predominante durante os meses de inverno. Isso se torna significativo nas latitudes norte, onde o inverno tendem a ser mais chuvoso do que os meses do verão, o que aumenta a exposição ao escoamento pluvial [esgoto].

MOTIVO TRÊS: Toda vez que os surfistas vão a praia, submergem nas águas oceânicas.

Menos da metade dos frequentadores de praia do sul da Califórnia, por exemplo, ficam expostos as águas do oceano, por não entrarem no mar e os que entram não ficam totalmente imersos na água. Surfistas por outro lado, são totalmente imersos enquanto surfam. Isto aumenta a exposição aos patógenos se a água estiver poluída.

1.jpg

MOTIVO QUATRO: Surfistas passam muito mais tempo na água.

Surfistas tendem a ficar em média entre 1 e meia a 2 horas surfando a cada [queda no mar]. Embora não tenhamos conhecimento de dados precisos, o nosso palpite é que este tempo é maior do que a maioria dos frequentadores da praia passam dentro da água, com exceção de algumas crianças que passam quase o dia inteiro na água [especialmente em lugares onde a água é quente].

MOTIVO CINCO: Surfistas tendem a ingerir 10 vezes mais água do que nadadores ou mergulhadores.

Os surfistas tendem a ingerir 10 vezes mais água do que nadadores ou mergulhadores. Com isso a exposição a agentes patogênicos na água é muito maior do que os outros grupos. A repetida e as vezes violentas imersões do surfista no oceano, tornando mais fácil a ingestão de água.

3.jpg

CONCLUSÃO?

A combinação de mais dias de exposição, a imersão completa e ingestão da água aumenta a exposição global de agentes patogênicos e assim a chance de ficar doente, caso água do mar esteja poluída. Então da próxima vez que seu nariz começar a escorrer água após sair do mar, pense sobre a qualidade da água do oceano e faça sua parte:

FONTE:
THE INERTIA

  2 comments for “AVISO: A POLUIÇÃO E SUJEIRA DAS PRAIAS NÃO PREJUDICA APENAS O MAR!

  1. Eliane A Oliveira
    19 de Dezembro de 2016 às 12:16

    Agora fiquei com medo… =O

    Gostar

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: