RETROSPECTIVA DO SURF 2016

Mais um ano se encerra e com ele muita coisa para recordar, celebrar e até podemos dizer… Lamentar! Qual seu momento favorito de 2016?!

[Se quiser relembrar os acontecimentos com mais detalhes é só clicar nas palavras sublinhadas como essa aqui ao longo do post]

John John Florence foi o surfista mais novo a Ganhar o Eddie Aikau

Começamos esse ano com um fato histórico: John Florence se tornou o campeão mais Jovem da história do campeonato In memory of Eddie Aikau, que só acontece quando as ondas de Waimea no Hawai, ultrapassam os 20 pés. 

Forasteiro no topo do ranking mundial

Retrospectiva do surf - Wilko.jpg

Logo depois disso, assistimos um australiano – que até então sempre lutava para permanecer entre os top 34 – se destacar na perna australiana e vencer os dois primeiros eventos [Gold Coast e Bells Beach] chamando atenção de todos no mundo Do Surf.

Matt Wilkinson, mostrou seu backside sólido e agressivo e deixou os favoritos preocupados com sua performance, mas não conseguiu manter seu surf durante toda a temporada e acabou o ano em na quinta colocação. 

Hegemonia de Billy Kemper em P’eahi

Pelo segundo ano consecutivo, Billy Kemper é o campeão de P’eahi [Jaws], o feito fica mais impressionante ainda se considerarmos que o evento aconteceu apenas duas vezes em 2015 e 2016 e Kemper levou as duas. Será que em 2017 será dele novamente?!

Back Flip de Gabriel Medina é o primeiro da história!

Depois de dois anos consecutivos, vendo os brasileiros no top do ranking mundial: Medina 2014 e Mineirinho em 2015, o Brasil parecia que ficaria de fora das noticias do surf em 2016. Isso até Gabriel Medina, completar o primeiro backflip da história do tour mundial, durante a etapa do Rio de Janeiro, e a nota não poderia ser outra além do 10 unanime.

Um ano de vitórias improváveis

Além da surpresa com Wilko vencendo as primeiras duas etapas de 2016, esse ano marcou vitorias que podemos julgar como improváveis, ou alguém ai apostou no vitória de Sebastian Zietz em Margaret River, Keanu Asing na França e de Michel Bourez em Pipeline??

Teremos surf nas próximas Olimpíadas!

retrospectiva - Dosurf:surf nas olimpiadas.jpg

 

Este ano marcou por conta da decisão de incluir o surf como esporte olímpico a partir de 2020 no Japão, esse esporte que tanto amamos será considerado enfim considerado olímpico. Ainda não sabemos como serão os julgamentos ou regras, mas que vai ser demais ver o surf no maior evento esportivo do mundo, isso já temos certeza!

O careca ainda tem lenha para queimar

 Retrospectiva Dosurf - Slater.png

Todos nós sabemos que ele é o melhor de todos os tempos e tem todos os recordes possíveis do surf. Mas sempre olhamos para ele surfando e pensamos, até quando esse cara vai surfar deste jeito? E quando se trata de ondas tubulares como Pipeline e Teahupoo, parece que Kelly Slater tem muito a oferecer ainda no auge dos seus 44 anos e provou isso com seu surf inovador e ainda vencendo em Teahupoo após quase 3 anos sem vencer uma etapa.

Aéreo 540 de backside

Perseverança é praticamente o segundo nome do havaiano Albee Layer, que conseguiu uma grande conquista pessoal depois de muito tempo tentando. Desde dezembro do ano passado treinando insistentemente, ele conseguiu em novembro de 2016 finalmente executar uma manobra inédita no surfe: o aéreo 540 de backside, ou seja, de costas para a onda. Foi tudo gravado em um vídeo que o surfista compartilhou na internet.

O ano de John John Florence Retrospectiva Dosurf - john John.jpg

Como falamos no começo deste post: ele começou o ano ganhando o Eddie Aikau e parece que isso serviu de combustível para ele ir atrás do seu inédito titulo mundial. Ganhou a etapa do Rio de Janeiro e de Portugal, além do Haleiwa e foram essas vitorias que fizeram ele fechar o ano campeão mundial e campeão da tríplice coroa. Que ano esse de 2016 para o havaiano hein?!

Que venha mais um ano de muito surf pra todos nós! Aloha e um feliz 2017!

Conta pra gente por e-mail o que você quer para esse ano novo: contato@equipedosurf.com e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

  3 comments for “RETROSPECTIVA DO SURF 2016

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: