PROCURANDO POR TRANQUILIDADE? COMECE COM ESSES 10 HÁBITOS!

Ficar preocupado, infelizmente, é algo praticamente inevitável na vida. Coisas ruins sempre podem acontecer e é absolutamente humano pensar nas consequências negativas que poderiam resultar do ocorrido.

Contudo, a preocupação ou o desespero não são atitudes produtivas, não resolvem nada e ainda podem atrair coisas negativas para as nossas vidas. No caso do surf, se você remar preocupado: jamais passará a arrebentação, se você se desesperar quando ondas maiores vierem a chance de você se traumatizar – porque irá gastar energia [e oxigênio erroneamente] – é gigante, se você ficar preocupado demais deixará de viver o momento e provavelmente não vai pegar onda nenhuma, no mar ou na vida ;D

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Nossa proposta é que você saiba que sempre existe risco, que você entenda que incerteza e dúvida são seus principais inimigos na vida, mas que aprenda com personalidades mais tranquilas como usar sua mente a seu favor. Separamos 10 estratégias efetivas para tirar você do ciclo da insegurança e preocupação excessiva.

Surfistas sempre foram estereotipados como pessoas tranquilas, que falam aloha e usam colares havaianos, porque não ver o lado positivo dessa leitura e buscar esse lifestyle mais tranquilo para você também?

A origem dessas dicas? Resultado dos estudos de um psicológo, professor e diretor executivo do Centro de Pesquisa de Saúde Mental de Waterloo. E então, quais são os segredos das pessoas tranquilas? O que elas fazem? Onde vivem? Do que se alimentam? rs

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  1. ELAS SE CONCENTRAM NO PRESENTE

Talvez essa seja a principal diferença entre as pessoas preocupadas e despreocupadas – e um baita desafio. No mar é mais fácil se concentrar no presente momento, até porque as ondas interrompem qualquer raciocínio negativo antes que você o conclua. Ao invés de pensar no que vai acontecer com você se tomar um caldo, concentre-se na remada, no mergulho, no drop, ou em olhar para a frente e não para os seus pés, na hora em que as coisas forem acontecendo.

Na vida a regra é a mesma quanto mais você puder evitar o pensamento do “e se…” quando se deparar com uma situação desfavorável e apenas se conformar que uma solução precisará ser implementada, melhor. Assim como no mar: respire fundo antes de mergulhar em qualquer pensamento, feche os olhos e quando abrir pense que aquilo não é um presságio do fim… E sim apenas mais uma onda mais difícil que como todas as outras – vai passar.

  1. ELAS BUSCAM O ESTADO DE ATENÇÃO [mindfulness]

Alguns ainda acham bastante maluco falar sobre o presente ou o estado de atenção, porque afinal estamos sempre no presente, certo? Errado! Nossa mente é poderosa o suficiente para nos fazer “viajar” e por isso se concentrar na onda do momento e não nas quedas anteriores e nem nos desejos do futuro, fará diferença. Aqui e agora, você, sua prancha e o mar – nada mais!

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  1. ELAS SÃO MAIS DISPOSTAS A CORRER RISCOS.

E isso na prática não significa pular de paraquedas de um avião em movimento e sim estar aberto a propor e tentar um maior número de soluções para um problema, mesmo que o resultado não seja nem fácil e nem óbvio.

Bethany Hamilton é uma surfista que só tem um braço [conheça a história dela aqui] e nem por isso deixou de surfar as ondas que quis, porque sempre teve em mente o pensamento: “Eu não preciso que seja fácil… apenas possível.”

Seja flexível na sua forma de pensar e não se deixe levar em hipótese nenhuma pelos pensamentos negativos sequenciais.

  1. ELAS TEM UM BOM SENSO DE PERSPECTIVA

O mar nos ensina perspectiva com muita clareza: é normal você chegar na praia e olhar o mar ele parecer ter um determinado tamanho, e então quando você entra na água e encara a onda lá do fundo ela fica MUITO maior.

Na vida quando nos distanciamos da situação podemos ver com mais clareza, se nos colocamos no centro dela fica difícil enxergar o todo porque tudo parece grande demais. Uma estratégia do psicólogo responsável pelas dicas é falar de si mesmo na terceira pessoa e avaliar as situações negativas sem se apegar na sensação delas e sim já buscando possíveis alternativas.

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  1. ELAS AVALIAM A RAIZ DE SUAS PREOCUPAÇÕES

Se você começar a se preocupar sem parar, logo você perderá o controle e entrará em desespero. O que isso significa na prática? Que seu problema ficará muito difícil de ser solucionado, não sei você, mas nós nunca ouvimos falar sobre alguém que resolveu um problema enquanto gritava, chorava e se debatia.

Quando você está na água, o que te apavora? A força da onda? O medo de cair? A possibilidade de se machucar ou quebrar a prancha? O próprio mar? Você precisa entender isso com clareza, saber qual é a raiz do problema e a partir daí buscar seu “tratamento” que nada mais será do que ir com calma, buscar mares mais calmos e mais fracos e respeitar os seus limites do que qualquer outra coisa.

  1. ELAS NÃO PARARAM DEFINITIVAMENTE DE SE PREOCUPAR – ELAS SÓ RESERVARAM UM DETERMINADO TEMPO PARA ISSO.

O psicólogo de Waterloo sugere um formato bem prático e fácil de se estabelecer para adquirir esse hábito: dedique 15 minutos do seu dia para refletir sobre suas preocupações, ir na raiz de cada uma delas, entender porque existem e quais são as possíveis soluções.

Use esse tempo para fazer pesquisas ou ler matérias relacionadas com seus medos e preocupações – e se policie para que não passe desse tempo. Se quiser tornar isso mais físico, crie a “cadeira de preocupação” e só se sente lá nos seus 15 minutos diários.

Se a preocupação ou o medo vier ao longo do dia você pensará “Vou resolver isso comigo mesmo, mais tarde, na cadeira da preocupação e isso não vai me atrapalhar agora”.

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  1. ELAS TÊM CONFIANÇA DE QUE PODEM LIDAR COM O QUE VIER.

Bom, ter confiança é uma arma quase invencível e sabemos disso faz um bom tempo. As pessoas tranquilas normalmente se apoiam na certeza de que são capazes de solucionar a determinada questão e que podem lidar com o acaso, seja ele qual for.

Conhecemos tantas histórias de sobreviventes, de vencedores e de pessoas que deram a volta por cima. Hoje tudo isso é tão acessível, agora a pergunta é: porque você também não faz parte desse time de vencedores? Confie em você, pois eles confiaram.

Aqui um vídeo que traduz essa filosofia muito bem:

  1. ELAS TEM A HABILIDADE DE VER COISAS POSITIVAS NAS PIORES SITUAÇÕES

E isso é exercício e hábito. Você vai ter que repetir o que tem de bom no pior dos cenários até que isso te pertença verdadeiramente

  • Essa onda gigante pode me fazer rodar embaixo dela. OU: vou mergulhar por debaixo dessa onda e já já chegarei no pico onde estarei seguro para esperar a onda perfeita.
  • Nunca vou conseguir surfar uma onda como essa. OU: vou treinar meu drop, minha remada, minha postura na prancha o máximo que eu puder até me sentir confiante para surfar em uma onda como essa.
  1. ELAS SE PERGUNTAM AS QUESTÕES CORRETAS

E para economizar seu tempo, colocamos elas aqui:

  • Eu realmente tenho esse medo?
  • Esse problema é meu?
  • Eu tenho como controlar essa situação?
  • Eu já me preparei o bastante para conseguir isso?
  • Eu já fiz tudo que eu podia para tentar resolver?
  • Isso precisa ser resolvido agora? Nesse exato momento?

Fácil não?! Ainda me arrisco a dizer que nós sempre acreditamos que a única coisa que não tem solução é a morte.

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  1. ELAS SABEM COMO PERCEBER SUAS EMOÇÕES NEGATIVAS

Ao contrário de se deixar levar pela angústia ou pelo medo, as pessoas tranquilas pensam que o motivador das emoções negativas – o trabalho, as contas, o seu desempenho físico ou os relacionamentos – precisam de mais atenção e que as emoções negativas surgiram apenas para alerta-las e não como um presságio de algo ruim.

Não é tão difícil quanto parecia quando você começou a ler não é mesmo? Se permita tentar viver desse jeito por apenas 30 dias, e depois escreve para gente pra contar como foi.

Não esqueça de curtir nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para o surf te ajudar a relaxar ;D

FONTE:
THE HUFFINGTON POST

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