CONHEÇA SEUS VÍCIOS: ENTENDA POR QUE O SURF É VICIANTE.

foto 1.jpg

Não é nenhum segredo que é o surf é um esporte divertido e faz os praticantes sentirem-se mais jovens e livres, mas esse também não é o motivo que transforma a prática em algo viciante.

O surf é viciante porque é baseado em um sistema absolutamente inesperado de recompensas.

A mais de 60 anos atrás, pesquisadores descobriram que os ratos quando recompensados de maneira imprevisível passavam a ter um comportamento obsessivo.

O psicólogo americano B. F. Skinner realizou um estudo dando recompensas aleatoriamente cronometrados para os tais ratos. Esses ratos estavam em seus assentos [rodas, pilhas ou aparatos de madeira] e durante o período de espera entre uma e outra recompensa “inesperada”, antecipavam ativamente a próxima recompensa, de maneira obsessiva e batiam nas grades de suas gaiolas, na esperança de receber a recompensa.

Mas a pergunta é: Como seriam essas recompensas inesperadas com relação ao surf?

No surf, você não consegue pegar as ondas que quer, do jeito que quer e quando quer, certo? O vento, a ondulação, a hora de trabalho ou da escola, os compromissos que caem bem no final de semana de altas ondas sempre interferem e mudam seus planos. Enfim… existe um conjunto de coisas que precisam estar alinhadas para que você possa surfar ondas boas na praia. Não é igual a marcar um futebol, handbol ou vôlei, que podem ser jogados em qualquer lugar, durante qualquer dia depois do expediente de trabalho.

Para um surfista a espera pelas ondas pode durar uma eternidade.

foto 2.jpg

Enquanto esperamos, nosso cérebro libera a substância dopamina, em antecipação a um swell que esta chegando ou pelo simples fato de pensarmos na próxima vez que vamos ter a chance de surfar boas ondas. A dopamina é uma substância naturalmente viciante, o que nos faz pensar obsessivamente na próxima recompensa de boas ondas serão entregue em breve…

Quando as ondas entram – a felicidade é garantida. Depois de pegar boas ondas, ficamos felizes, amigáveis e mais relaxados. A endorfina, adrenalina e serotonina que recebemos por surfar combinados com a dopamina da “recompensa inesperada” das ondas que vieram depois da espera, fazem os surfistas se sentirem bem, porém, querendo mais. O fato é que, se não estamos surfando, estamos pensando em surfar.

Então no próximo swell, se planeje, deixe alguns compromissos de lado, trabalhe até mais tarde um dia antes ou encontre sua equação montada – por que, se tem uma coisa temos certeza é: a recompensa é garantida.

Agora ficou mais fácil explicar paras as pessoas sobre o nosso vício não?! E se não ainda não ficou claro, relembra que em alguns países SURFAR É A CURA!

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: