APRENDA UM NOVO ESPORTE AQUÁTICO NESSE VERÃO!  

Você deve se lembrar de quando encontramos a comprovação de que aprender um novo esporte faz muito bem para o seu cérebro – não lembra? Então se liga aqui.

Esse é mais um post em parceria com as meninas do Hina Aloha! Fizemos um sorteio com elas semana passada e se você não ganhou mais ainda quer poder comprar algo delas, basta contar mais um pouco sobre você nesse link e esperar para receber o cupom com 10% de desconto por e-mail!

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Considerando que o verão não é a época com mais onda do ano, resolvemos sugerir algumas outras modalidades aquáticas que vão no mínimo te ajudar a melhorar no surf quando as ondas voltarem! 😉

Na água o esforço é maior, portanto, associar atividades aquáticas aos treinos de musculação traz resultados positivos para o corpo e a saúde do coração.

Treinar na água ajuda a refrescar nesse calorão. E qualquer esporte feito na água não apenas queima, mas evapora calorias e ajuda a deixar os músculos tonificados e torneados.

E isso sem falar nos benefícios para a saúde. Eles desenvolvem equilíbrio, exercitam o sistema cardiovascular, flexibilidade e a força.

Além disso, exercita-se na água diminui o impacto sobre as juntas e articulações e tem efeito relaxante, já que a pressão aquática favorece a circulação sanguínea. Exercita-se dentro da água, diferente de outros esportes, faz o corpo se manter na mesma temperatura, o que permite treinar por mais tempo, cansando menos e alcançando melhores resultados. As gestantes também se beneficiam, pois a água consegue reduzir em até 90% o peso corporal, tornando o ato de fazer exercícios, mais leve.

Os motivos são muitos para praticá-las, segundo alguns especialistas: “O alto verão nos oportuniza trabalhar o bem-estar, a satisfação plena; ter mais integridade, esvaziar a cabeça e, nesse sentido, reproduzir o melhor do bem-estar através da aptidão física”.

CONHEÇA MAIS SOBRE OS ESPORTES AQUÁTICOS QUE VOCÊ PODE APRENDER NESSE VERÃO:

  • NATAÇÃO: Você pode fortalecer seu corpo inteiro na piscina nos próximos meses, para que em breve surfe MUITO melhor do que surfava antes com esse popular esporte aquático [lembre-se sempre de cuidar do seu ombro] Com uma prática regular, a natação oferece muitos benefícios: desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória, postura, da força e da resistência muscular, da flexibilidade, alívio do estresse, melhora da autoimagem [modelando o corpo] e controle do peso. Para quem gosta de competir, é possível faze-lo em diferentes estilos [Mariposa/Borboleta, Costas, Bruços , Nado de Peito e Crawl] e também com diferentes distâncias [50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m] na piscina, lagos ou mesmo no mar.
  • POLO AQUÁTICO: O jogo coletivo com princípios básicos e regras semelhantes às do Handebol é uma ótima para o verão em grupo: são sete jogadores em cada equipe [no total 14], o famoso “seis na linha e um no gol” que pode ser praticado por homens e mulheres. Esporte de origem inglesa, deve ser praticado idealmente em piscinas, com dimensões entre 10 x 20 metros até 20 x 30 metros, assim como 2 metros de profundidade. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos, fazendo com que a bola atravesse a baliza localizada na extremidade do campo adversário. É permitido conduzir a bola de qualquer forma, exceto com as duas mãos. Também não é permitido aplicar sobre ela golpes que envolvam o punho, apenas os goleiros podem pisar do chão, segurar a bola com as duas mãos e aplicar golpes com a mão fechada. Cada uma das equipes dispõe de 30 segundos para realizar uma jogada a fim de marcar um gol. Esse tempo é reiniciado quando a equipe recupera a posse de bola ou quando ela consegue fazer um gol.
  • KITE SURF: Utiliza-se de uma pipa e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa com a pipa presa à cintura coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. É através de uma barra que a mesma consegue controlar seus movimentos e ao mesmo tempo realizar saltos incríveis. É uma prática muito popular e que vem crescendo a cada dia, não só no Brasil, mas também em Portugal e outros países. Beneficia o sistema cardiovascular, trabalha bem a resistência e equilíbrio; fortalece os bíceps, tríceps, peitoral, dorsais, pernas, ombros, quadris, músculos do abdômen e das costas [melhorando a estabilização da coluna e a postura] ajudando a evitar possíveis lesões na coluna; beneficia a coordenação motora e o equilíbrio; e tem um bom gasto calórico [média de 400 kcal/hora].

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  • SKIMBOARD: Parece surfe, mas não é não. A modalidade conhecida como “Sonrisal” ou surfe de areia, é praticada com uma prancha menor, mais leve, que lembra uma pastilha de sonrisal, e que facilita o deslizar na parte mais rasa do mar.  O esporte é perfeito pra quem quer surfar, mas tem medo de se afogar. A desvantagem é: os tombos não são amortecidos pela água. Os adeptos do skimboard marcam presença na Praia da Sununga, em Ubatuba (SP).do-surf-verao-2-skim
  • WINDSURF: Tem sua estrutura tem grande semelhança à do surfe. Um dos objetos utilizados, inclusive, é uma prancha, mas que apresenta fixada uma vela com altura entre 2 a 5 metros e altura que utiliza a força dos ventos para deslizar o windsurfista sobre as ondas. Possui diversas modalidades, as quais possuem específicos equipamentos desenvolvidos para determinadas finalidades. As classes que existem hoje são: Aloha, mistral, raceboard, fórmula windsurfing, funboard, windsurfer e open. É praticado com uma prancha semelhante à de surf, que traz inserida uma vela de comprimento entre 2 e 5 metros de altura. O objetivo é manter a prancha planada sobre a água utilizando a força do vento. Este esporte beneficia o sistema cardiovascular, trabalha bem a parte inferior da coluna e das costas; os antebraços; ombros; músculos das pernas e os músculos profundos posturais; e proporciona um alto gasto calórico [média de 500 kcal/hora]. Na modalidade esportiva a pessoa plana sobre a água utilizando a força do vento. Sendo assim, as praias do Nordeste brasileiro, como as de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), que ventam bastante, são ideais para prática do esporte. O Havaí, Ilhas Canárias e as praias do Caribe também são lugares ideais para o windsurf.

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  • STANDUP: Relembre nosso post completo sobre standup paddle e onde praticar 😉 Praticado numa prancha, com o auxílio de um remo, o SUP beneficia o sistema cardiovascular, fortalece e tonifica toda a musculatura dos membros inferiores e superiores, glúteos e abdômen; melhora o equilíbrio e a postura; dá mais estabilidade à lombar; e ajuda a fortalecer as articulações dos joelhos, quadris e tornozelos. Gasto calórico médio: 350 kcal/hora. Quem procura uma alternativa menos radical e tão prazerosa quanto o surf, certamente irá se apaixonar pelo stand up paddle (SUP). Nesta modalidade o praticante precisa remar enquanto se equilibra em cima da prancha, ou seja, prepare-se para trabalhar o corpo inteiro. No Stand Up Paddle ou SUP a pessoa fica em pé sobre a prancha e usa um remo para mover-se sobre a água. Ele pode ser praticado por pessoas de várias idades e feito individualmente, entre amigos e até mesmo com o cachorro de estimação. Apesar de relaxante o SUP exige concentração, equilíbrio e requer muita força nos braços, pernas e abdome, ajudando a queimar muitas calorias.
  • WAKE: O esporte é ideal para quem curte aventuras. Nele, você se posiciona na prancha em posição de esqui e é puxada por uma corda amarrada a uma lancha em alta velocidade. O trabalho maior fica por conta das pernas, que precisam se equilibrar, e dos braços, que controlam a direção das cordas. Uma hora de wakeboard pode queimar até 600 calorias, mas é um esporte que exige bastante esforço físico, só deve ser praticado por quem já tem preparo.
  • CANOAGEM: A canoagem é uma excelente opção de esporte para praticar em família, já que a modalidade é realizada em grupos de até seis pessoas. A empresa Canoa Caiçara disponibiliza aluguel de equipamentos e também oferece aulas para quem deseja se aperfeiçoar na técnica. Mas se você prefere remar sozinho, o caiaque individual é a melhor opção. Na Canoa Brasil, localizada na Ponta da Praia, é possível fazer passeios de caiaque na companhia de um instrutor.A modalidade esportiva criada na Polinésia é praticada em um barco com seis pessoas. A canoa tem uma estrutura diferente da tradicional, com uma haste externa que dá mais equilíbrio e ajuda a enfrentar as ondas de maneira mais estável. O esporte exige muita concentração e mais do que esforço apenas dos braços. Os remadores precisam impulsionar a canoa para frente, fazendo um movimento com os pés e o tronco.

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  • ESQUI AQUÁTICO: Para praticar o Esqui Aquático são necessárias no mínimo duas pessoas. Uma conduz a lancha enquanto a outra é puxada por uma corda, cujo tamanho-padrão é de 18,25 metros. A pessoa precisa manter o corpo em equilíbrio na água a uma velocidade de 80 km/h. Pode ser praticado por homens e por mulheres. Embora alguns países reconheçam as provas de sola, o esqui de velocidade e o free style [acrobacias de rampa] em competição, há apenas três categorias aceitas em todo o mundo: Slalom, Rampa e Esqui de Truque.

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  • MERGULHO: Nada melhor do que numa bela praia conferir a paisagem marinha de pertinho, através de um mergulho. Além de divertir e relaxar ele ajuda a queimar cerca de 350 calorias em uma hora. O mergulho pode ser livre ou de apneia, onde o mergulhador não usa equipamentos para respiração no mar. No mergulho autônomo, o mergulhador leva equipamentos que permitem respirar debaixo d’água. No mergulho dependente ou semi-autônomo o mergulhador não leva seu próprio suprimento de ar, feito por um compressor da superfície.

Se você gosta de experimentar novas sensações com muita adrenalina, uma ótima opção é a prática de esportes aquáticos, já que devido às inovações surgidas nos últimos tempos, tendem a crescer cada vez mais. Ao mesmo tempo em que oferecem descontração e diversão, contribuem com muitos benefícios para o corpo e a mente aliviando tensões e estresses do dia-a-dia.

A vantagem de praticar esportes na água é, acima de tudo, a redução de todo e qualquer tipo de impacto. A pressão da água durante a atividade física também exerce um papel importante na circulação e favorece a drenagem linfática.

Isso significa que atividades aquáticas podem melhorar a circulação sanguínea, além de prevenir e melhorar os inchaços e as celulites.

Fora os esportes mencionados ainda existem opções como: water ioga, fit board, rafting e flyboard.

Com tantos benefícios assim, fica difícil resistir à tentação de começar já a praticar. Mas atenção: antes de iniciar qualquer uma dessas modalidades, consulte, primeiramente, o seu médico, para saber se há alguma contraindicação! Assim como surfar, praticar qualquer esporte aquático tem que ser divertido!

Está esperando o que?

Não deixe de conferir as novidades das meninas do Hina Aloha que nos ajudaram a colocar esse post no ar! Lembrando: se você não ganhou o kit que sorteamos mais ainda quer poder comprar algo delas, basta contar mais um pouco sobre você nesse link e esperar para receber o cupom com 10% de desconto por e-mail em até 48horas!

FONTES:
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