QUER ENTENDER MAIS SOBRE PRANCHAS?

VOCÊ PODE ENTENDER TUDO SOBRE A SUA PRANCHA [dividimos em 8 partes para facilitar]:

E a oitava, e última parte são as QUILHAS.

Existem vários tipos de quilhas no mercado. Com o sistema de removíveis, essas peças fundamentais tornaram-se uma ótima maneira de mudar o comportamento de sua prancha. É preciso entender o básico e testar as possibilidades.

Vale lembrar que agora a “tendência” é ter pranchas com encaixes de quilhas para diferentes configurações. Ou seja, existem cinco encaixes e você pode surfar de bi, tri, quadri ou até cinco quilhas na mesma prancha. Mas, na maioria dos casos, sua prancha foi pensada para funcionar, no máximo, com duas configurações. O desempenho do seu surf pode variar dependendo de cada parte das quilhas

base da quilha.png

É a parte que fica em contato com a prancha responsável pelo que chamamos de “drive”. Quanto mais larga a base mais velocidade você tem e mais abertas serão as curvas que sua prancha fará.

Altura da quilha.png

É a distância da base da quilha até a ponta dela. Isso indica o quão fundo sua quilha estará dentro da água. Muita gente entende o conceito que quanto maior a quilha mais segura fica a prancha nas curvas, mas isso é inversamente proporcional à maleabilidade nas manobras. No entanto, há outro fator a considerar, como por exemplo: o lift – explicando de forma simples: significa o quanto as quilhas fazem sua prancha querer decolar da água. Portanto, nem sempre é conveniente optar por quilhas muito maiores em ondas maiores. O segredo é encontrar um equilíbrio entre a altura do surfista e as das quilhas.

flexibilidade.png

É um fator amplamente trabalhado pelos pilotos de teste. Quanto mais rígida, mais velocidade nas ondas e respostas nas manobras. Quanto mais flexibilidade, menos velocidade, porém há uma margem maior para controlar erros no meio das manobras. Hoje a tecnologia gerou quilhas com diferentes flexibilidades em partes específicas , dando a cada surfista um leque impressionante de possibilidades.

Área da quilha.png

Esta medida deve ser levada em consideração de acordo com o peso do surfista. Quanto menos área, mais solta fica a prancha, por isso é importante equilibrar a necessidade de maleabilidade da prancha com os kilos do praticante.

Inclinação.png

É a medida que define o quanto a ponta da quilha fica mais atrás do que seria o ponto central da mesma. Quanto mais “em pé”, mais curtas serão as curvas. Quanto mais inclinadas, maiores serão os arcos de suas manobras, a prancha ganha projeção.

soft fins.png

Estas quilhas eliminam em grande parte o perigo oferecido pelo perfil contundente e muitas vezes afiado. Mas seu uso é indicado apenas para iniciantes, já que seu desempenho na prática fica prejudicado por essa escolha.

quilhas fixas.png

Independente do modelo, a diferença é que essas quilhas são fixadas na prancha. Muita gente abdica das opção de trocar de quilhas pela performance que, supostamente, se ganha com esse tipo de opção, cada vez mais raro. Realmente há melhor resposta ao usar quilhas fixas, pois elas não vibram tanto e fazem parte de todo o conjunto do glass. No entanto, perde-se muito em dois sentidos: não poder testar outras quilhas e não existem quilhas tão bem projetadas e construídas como as oferecidas pelo mercado de removíveis.

Ficou claro? Já tem tudo que precisa para comprar sua nova prancha? Ou até mesmo sua primeira prancha? Go for It!

  1 comment for “QUER ENTENDER MAIS SOBRE PRANCHAS?

  1. 16 de Maio de 2017 às 9:56

    God help me, I put aside a whole afretnoon to figure this out.

    Gostar

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: