DESTINO: PERU

Pra você que sonha em fazer uma trip de surf pra fora do Brasil: considere o Peru, um destino que pode sair em conta dependendo da época, que é próximo e não exige longas horas no avião! O oceano pacífico tem ondas de tirar o fôlego!

É quase impossível voltar frustrado de lá. O país tem umas das ondas mais constantes do mundo, e o preço é realmente bem acessível [tem promoções que é possível pagar 300 dólares]. Mas, se você não gosta de surfar de roupa de neoprene, esqueça, água quente é uma raridade.

A hospedagem pode ir de 15 a 120 dólares dependendo da sua exigência de conforto. Um quarto razoável, sem ar, sai por 40 dólares o casal [sempre é bom pechinchar].

A comida? Isso é um show a parte! Lima já foi considerada a capital mundial da gastronomia. O país possui uma variedade gigante de ingredientes, e seu prato mais conhecido é o ceviche. Mas tome cuidado porque ele não deve ser consumido em qualquer restaurante, pois você pode passar mal. Certifique-se se o local é recomendado.

Apesar de ser um país relativamente pequeno em relação ao Brasil, o Peru possui deserto, mar, montanhas geladas e Floresta Amazônica. Para dar dicas do País como um todo, é preciso dividir em capítulos, então vamos focar em falar dos melhores lugares para se surfar.

Inevitavelmente você vai ter que voar pra Lima. De lá, você tem a escolha de surfar no sul ou no norte. Na verdade, temos três regiões: sul, região central e norte.

do surf peru 1.jpg

SUL

Punta Hermosa: fica a apenas 40 minutos ao sul da capital e lá você encontra mais de 45 ondas espalhadas por sua costa. É a região com as ondas mais constantes do país. As mais famosas são: Punta Rocas, Señoritas, Pico Alto, Caballeros, Puerto Viejo, La Isla e Kontiki. Alugar um carro é sempre bom, mas também é possível fazer o trajeto de uma praia pra outra de táxi. Todas elas estão mais ou menos num raio de 5 km. San Bartolo também é uma excelente opção para quem é iniciante.

CENTRAL

Chicama e Pacasmayo: aqui você vai encontrar as esquerdas mais longas do mundo. Aconselho sempre dar uma paradinha em Lima e acompanhar o swell para ter uma referência se estará quebrando lá. Viagem de surf depende da natureza então nem sempre você vai pegar o mar clássico. O inverno é a melhor época para ir.

do surf peru 2.jpg

NORTE

Lobitos, Los Organos e Mancora: ali você encontra uma temperatura mais amena da água, por causa da influência do canal do Panamá. Lobitos tem alguns points, e os mais conhecidos são Piscinas e La Punta. La Punta é uma esquerda longa que tem uma sessão de tubos. Quando lá está pequeno, vale a caída em Piscinas que é perto. Tem uns mototáxis que levam até lá. Los Organos é um dos lugares mais gostosos pra se ficar. Mancora tem uma onda deliciosa para os iniciantes e medianos, mas tem que ter paciência porque o crowd é grande. Lá você vai encontrar mil opções de restaurantes e hotéis. Pra quem não gosta de tumulto, esqueça! Vale lembrar que ali do lado tem uma onda mágica, chamada Cabo Blanco, que quebra ate 10 pés, com tubos inacreditáveis. Se você der sorte, vai ver a onda considerada a melhor do Peru.

Para quem não gosta de surfe, as praias do Peru não são uma boa opção. Elas não são tão paradisíacas como estamos acostumados, algumas com água e areia escura, mas é uma viagem para os amantes do surfe. Uma dica é dar uma esticada em Machu Picchu que todo mundo [mesmo quem não surfa] fica feliz!

E aí quem tem planos de ir surfar no Peru?!

*Texto adaptado e imagens da carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, é artista plástica, multiatleta e viaja o mundo como apresentadora do Canal Off.

FONTE

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: