TURISMO SUSTENTÁVEL: SIM! É POSSÍVEL!

Todo surfista se importa com o mar, ou pelo menos deveria! E por isso precisa entender mais sobre os impactos do turismo bem como encontrar alternativas para praticar turismo sustentável para poder explorar o mundo em busca das ondas mais perfeitas que estão espalhadas por aí.

Já falamos de alguns modelos de viagem que auxiliam as comunidades que vivem perto das ondas. Relembre aqui. E hoje vamos falar sobre algumas curiosidades divulgadas recentemente pelo time da UNEP, Passaporte Verde e do AIRBNB.

8e7c48fe89dd1a44eedccc98986cca23.jpg

São fatos e verdades bem pouco conhecidas que vamos compartilhar para que você com simples ajustes ajude a deixar o mundo um pouco melhor! Se gostar do que encontrou aqui não deixe de compartilhar, afinal, informação é poder, bro!

  • Você Sabia? Que as emissões de carbono [CO2] dos aviões ocorrem principalmente na decolagem e aterrissagem? Por isso, escolher voos direto para o seu destino são uma forma BEM confortável de contribuir.
  • Além disso vale dizer que uma mala bem feita, com menos peso que ocupa menos espaço faz com a diminuição de CO2 seja menor, pra ficar claro: Em um voo de 4 horas é possível evitar cerca de 100-200kg de CO2 com uma bagagem 15 kilos menos pesada [na hora de voltar, se livre de embalagens para economizar espaço e uso kits de viagens]. Tem que levar todas as pranchas? Todas as roupas? Não rola pesquisar a previsão do tempo pra acertar? E aquelas mochilonas? Não podem ser uma alternativa dessa vez?
  • Antes de viajar, ou mesmo sair para ir pra praia é SEMPRE importante verificar se as torneiras estão desligadas, só para você tem noção: Em 1 dia, torneiras pingando podem desperdiçar 46 litros de água, o que representa água potável suficiente para 13 pessoas!
  • Obviamente você já ouviu falar do efeito estufa, certo? Então saiba também que luzes acesas representam cerca de 15% do uso de eletricidade e 5% das emissões de gases que pioram esse dano. Então é hora de fazer bom uso da luz do sol sempre que possível, comprar lâmpadas de LED [que podem economizar até 85% do consumo de eletricidade] ou sensores de movimento [que economizam cerca de 20-40%] e lembrar de desligar todas as luzes quando for sair.

bb7a56e921208ac4ee33506d99234435.jpg

Outra coisa que já falamos por aqui é do que pode acontecer com o mar daqui a 30 anos e vale dizer que hoje, atualmente, existem 5 T R I L H Õ E S de pedaços de plástico flutuando nos oceanos. Uma alternativa prática? Leve sua própria garrafinha reutilizável de água, sua ecobag, recolha os lixos que puder, não deixe nada na praia além das suas pegadas e dê o exemplo.

Aqui também já falamos sobre a diferença entre viajar e explorar e dessa forma vale trazer a sugestão de que você leve consigo as energias das ondas e em troca leve um souvenir para apoiar a economia local e em casos de terminar a surftrip e sobrar um pouco da grana na moeda local que tal doar? De grão em grão… Já sabe né?

0e5d7e5146d25b4ff7f98da0821c914e.jpg

Vale mais investir em lembranças compradas como sugerimos do que levar conchas, corais, plantas, sementes ou outros itens naturais, a gente tem pouco acesso a informação, mas nosso desejo de levar algo além das memórias das ondas surfadas pode gerar danos muito tempo depois da nossa partida.

E ah, pra fechar: cuidado com insetos. Repelentes são bem vindos para que doenças não cruzem as fronteiras e vale checar se na sua bagagem não tem um intruso minúsculo, acredite ou não hoje as pragas que poderiam vir na sua mala e roupas causam danos na agricultura, silvicultura e ao meio ambiente de mais de US$ 1.4 trilhões.

E aí rola viajar de maneira mais sustentável? Pra nós com certeza! Ainda queremos surfar muitos anos e ver muita criançada dropando por aí…

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: