PORQUE VOCÊ NÃO COMEÇA A SURFAR AGORA?

Afinal não tem nada que um dia de surfe não cure.

e1a9afd820bc73dbd61e3fda2423a4d9.jpg

MOTIVO 1: É um excelente exercício físico.
Podemos começar dizendo que é uma exclusiva maneira de se manter jovem. Além de exigir agilidade, resistência e melhorar a condição cardiovascular, o surf é um dos poucos esportes onde é possível trabalhar braços, abdômen e pernas de maneira quase simultânea favorecendo todos os grupos musculares do corpo.

Sem falar de toda consciência corporal que a prática pode oferecer, ajudando você a desenvolver equilíbrio, melhorar seus reflexos e a coordenação motora. Pra ser objetivo: Sim, dá pra perder peso – de maneira saudável – com a prática, agora dá até para não deixar a academia de lado quando estiver de férias na praia.

MOTIVO 2: Democracia pura! Sem limites para idade, sexo ou crenças.
Crianças de 5 anos já podem começar a surfar assim como pessoas com mais de 30. Países como Austrália, Califórnia e cidades praianas no geral tem até praticantes com mais de 60 anos [Conheça Tom Curren] – Mulheres podem [e devem!] praticar [Mulheres de Areia]

MOTIVO 3: A gratificação vem em cada queda
Muitas pessoas reclamam sobre a estagnação na vida. Se esforçam, evoluem, estudam e em determinado momento tem aquela sensação de que chegaram no auge [ou até no esgotamento daquele assunto]. A dificuldade do esporte acaba impulsionando cada “mini-conquista”: como ficar de pé, ficar sentado na prancha, acertar a base, dar um joelinho e afins. No caso do surf você tem a possibilidade de se manter apaixonado: cada queda no mar será única, sua pista está sempre em movimento como em nenhum outro esporte está, o que promove uma sensação igualmente única e garanto: nenhuma onda será igual a outra. Os desafios só servem para estimular cada vez mais esse prazer inenarrável. Você pode até cansar, mas enjoar ou cair na rotina? Impossível.

85dae9a9d399bfac7a728c456bfa13c4.jpg

MOTIVO 4: Não há restrições ou limitadores para começar.
Você não precisa ter nascido na praia como o menino Gabriel Medina [e nem precisa ambicionar ser o próximo campeão mundial e sim apenas optar por ter um hobbie cheio de benefícios]. Só precisa ter o que todo e qualquer esporte exige: estar em boa forma física, não possuir restrição médica e nem problemas respiratórios ou cardíacos graves [melhor não!]. O único risco para aqueles que estão aptos é: viciar, quando você começa a se divertir em cima da prancha, usa o esporte e o mar para refletir, dificilmente deixa de praticar.

MOTIVO 5: Você tem uma boa chance de conhecer o real significado do equilíbrio entre bem-estar físico e mental.
Em alguns países o surf é visto inclusive como uma espécie de terapia ajudando a melhorar casos de depressão, autismo, fibrose cística e transtornos gerados pelo stress ou traumas [Conheça Adapt Surf].

O contato com a água e a natureza – como já sabemos muito bem – nos dá a chance de nos conectar com coisas muito diferentes [e muito poderosas!] do que as grandes metrópoles, os escritórios e o trânisto oferecem normalmente. Se couber um pouco religiosidade em você, acredite: a alma também é beneficiada. A origem do surf [De onde veio essa vontade de caminhar pela água?] tinha como principal crença que a prática do esporte ajudava as pessoas a se libertarem das “energias negativas”. É unânime para os praticantes que a atividade ajuda a relaxar, gera tranquilidade, melhora o sono e espanta o stress. Apesar do cansaço gerado pelo exercício, existe um estado de felicidade que apenas quem já “dropou” uma onda [desceu a onda da crista até a base – Glossário do Surf] conhece e recomendaria para todos que ama.

MOTIVO 6: É uma comunidade e uma chance de socializar
Como em toda comunidade a regra básica é o respeito, se souber respeitar a vez do outro na onda e trabalhar com esse valor mente, existe uma GRANDE chance de você conhecer pessoas novas com princípios e ideais muito parecidos com o seu. E quem sabe até desencalhar em grande estilo 😉

c7cd8519764191686a9abd9ad7ce59a5.jpg

MOTIVO 7: Suas ambições e sonhos tem tudo a ver com surf:
Se tiver 4 minutinhos assista esse vídeo [Porque Todo CEO deveria surfar?], se não der, te conto rapidão: Já ouviu falar de alguém que “chegou lá” dormindo até 12h ou vamos dizer, de primeira?! Surf é de longe um dos principais treinos de persistência e aprender a lidar com um bom caldo é também uma boa maneira para aprender a lidar com as frustrações e ansiedade presentes em toda boa jornada de sucesso. Recalcular, testar novas abordagens, humanizar e prototipar são termos do competitivo mercado de trabalho e também estão na boca daqueles que não abrem mão da água salgada. Um bom e verdadeiro surfista não querer ser melhor que outro [fora dos campeonatos pelo menos], apenas querer ser melhor do que ele mesmo! [Quer melhor estratégia do que essa para vencer seus concorrentes? Não perca tempo se incomodando e sim inovando!] O mundo corporativo é tão selvagem quanto o mar e se aprender a superar seus medos que hoje te paralizam, te dou minha palavra: nem o céu e nem o mar serão seu limite.

E aí? Bora pra praia? [Tudo bem, tudo bem… Podemos esperar até o final de semana!]

Fontes:
HARMONIA E SAÚDE
EINSTEIN
AREAH
ATLAS DA SAÚDE
UOL
DOUTISSIMA
COLEGIO WEB

 

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: