QUER TREINAR DE MANHÃ, MAS GOSTA DE DORMIR?! VAMOS RESOLVER ISSO JÁ!

Sim, surfar é para todos. Qualquer pessoa, dos 3 aos 70 anos pode subir em uma prancha e deslizar pelas ondas. Sim, existem surfistas com barriga de cerveja e há exemplos como o próprio John John Florence que não faz nenhum outro exercício além de surfar as ondas de Pipeline.

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MAS… Treinar pode mudar sua experiência na água. E se treinar não for sua praia, trate a prática como um passo para que você possa fazer mais daquilo que mais ama fazer: surfar. E acredite, seus músculos irão agradecer e sua chance de se lesionar pode diminuir consideravelmente.

Além disso, para aqueles que moram nas grandes cidades, e nem sempre podem descer para o litoral, o treino pode ser vital e servir de preparo para quando o swell entrar e a agenda permitir.

Acreditamos no surf como estilo de vida e ter o esporte como objetivo e espaço para desenvolvimento físico e mental pode ser seu grande trunfo para fazer dessa jornada, algo melhor e que vai além da compreensão humana. E é por isso, que trouxemos 12 dicas para você se tornar uma pessoa que treina – na parte da manhã, para nem o trabalho e nem o trânsito te atrapalharem no processo de se melhorar para subir na prancha.

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É preciso de força para remar, de resistência para nadar, de condicionamento para respirar, de flexibilidade para manobrar e de equilíbrio para continuar de pé enquanto a onda se exibe – é preciso treinar!

Acordar cedo nunca foi e nunca será fácil, sabemos que você pensa que o botão soneca foi inventado em sua homenagem, mas se esse desejo te pertence e você se coloca numa lista de incapacitados, isso irá mudar agora mesmo! Aqueles corredores, praticantes de yoga e entusiastas fitness que acordam cedo e postam um #partiu ou #done nas redes sociais antes mesmo de você abrir o olho não tem NADA de diferente de você, mas talvez eles saibam alguns segredos que você não saiba e vamos revelar agora.

12 dicas especiais para você se tornar uma pessoa que treina de manhã:

A NOITE ANTERIOR É MUITO VALIOSA NESSE PROCESSO, E POR ISSO, AS PRIMEIRAS DICAS SÃO:

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DICA 1: SE HIDRATE: Perdemos líquido quase o tempo todo e nosso organismo e músculos são compostos por água, por isso se hidratar é essencial durante o exercício e também antes dele, afinal a água ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, evitar câimbras e retardar a fadiga que nos faz não levantar da cama.

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DICA 2: TOME CUIDADO COM O JANTAR:
As escolhas erradas nessa refeição tem o potencial de dificultar a sua manhã. Por isso controle o açúcar no seu sangue e coma proteínas leves evitando os carboidratos em excesso.

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DICA 3: DEIXE TUDO PREPARADO: Sim, a atitude matinal não pode ser complexa. Então separe a roupa, tênis, itens para banho, corda e todos os equipamentos para realizar seu treino e deixe tudo pronto, se quiser até já dentro do carro. Se não estiver nada pronto de manhã, você terá mais desculpas para deixar para a próxima segunda-feira.

DICA 4: [INCLUSIVE O CAFÉ DA MANHÃ]: Deixe tudo separado e no esquema para que você possa comer sem muitas delongas. Pense em opções que não estufem, mas que ofereçam bastante energia para seu corpo usar de combustível. Smoothies, shakes de proteína, barrinhas, frutas ou aveia são opções práticas e interessantes.

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DICA 5: IMAGINE SUA MANHÃ: Antes de dormir, visualize você se levantando, se arrumando, comendo, terminando o treino e indo para o trabalho com aquela sensação de missão cumprida. Esse sentimento de vitória vai fazer você aumentar sua endorfina e tornar seu dia menos estressante… Quer recompensa melhor?

DICA 6: COLOQUE SEU ALARME LONGE DE VOCÊ: E não deixe o botão de soneca vencê-lo! Se você colocar o despertador longe o bastante para você se levantar para desliga-lo, você já terá levantado! Se mesmo assim você não conseguir seguir, acenda as luzes e coloque uma música que te deixe animado [pode ser uma que você usa para treinar ou antes de entrar no mar], escute-a enquanto escova os dentes e lava o rosto e pronto! Agora se mesmo assim o urso que vive dentro de você não permitir que você se levante, chame reforços: peça pro seu amigo fitness matinal te ligar e garantir que você esteja de pé.

E LOGO PELA MANHÃ…

DICA 7: ACORDE E COMA: É bom tentar dar um intervalo de 20-45 minutos da refeição matinal antes de começar a treinar para garantir que a digestão foi feita e nada vai dar errado.

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DICA 8: ACREDITE NOS PODERES DA ÁGUA GELADA: Vale tomar um banho rápido gelado ou só jogar um pouco dela no seu rosto para abrir seus olhos, isso fará com que você respire profundamente e seus pulmões receberão doses importantes de ar fresco, deixando-o preparado para encarar esse desafio.

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DICA 9: SEJA GRATO: Sabemos que essa é a dica mais subjetiva desse post e que você não aguenta mais ler sobre gratidão por ai. MAS, se valer a reflexão pense que não teriam tantos pessoas sugerindo isso, se não fosse eficaz! A verdade é que temos o poder de decidir como vamos nos sentir e se decidirmos agradecer por QUALQUER coisa ao invés de reclamar e saudar nosso desgosto de madrugar para treinar, temos mais chance de ter uma manhã interessante. Podemos pensar que estaremos mais bem preparados para surfar, que conseguiremos passar mais tempo na água, que faremos manobras melhores, ou apenas agradecer pela força, pela vista ou até mesmo pelas partes do corpo que temos e nos permitem desfrutar do que decidirmos – Faça sua escolha e agradeça, em silêncio.

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DICA 10: ACOMPANHE SEU PROGRESSO: Não dá também para fazer todo esse sacrifício sem ter certeza dos resultados práticos dessa escolha: então anote, em qualquer lugar, do seu jeito, em um caderno ou mesmo no celular. Anote o seu progresso na corrida, em calorias ou quilômetros, anote os quilos que perdeu, tire fotos do seu corpo semanalmente, o tempo que ficou no mar, o número de ondas que pegou ou a quantidade de manobras que conseguiu dar, encontre sua forma de medir sua trajetória rumo ao seu objetivo e registre-a [de preferência usando isso de motivação para não parar ou desistir].

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DICA 11: APRECIE O SILÊNCIO DA MANHÃ: Principalmente para quem mora nas grandes cidades, é uma chance de ver o mundo fora do caos, antes que as pessoas despertem. Essa atitude simples de apreciar o silêncio e o vazio da manhã pode melhorar sua saúde mental e modificar sua relação com o dia.

DICA 12: CRIE SUA PROGRAMAÇÃO: Escolha uma atividade que te dá prazer, seja natação, pilates, corrida, musculação ou yoga e crie sua programação, no seu prédio, nos parques ou em uma academia que se adeque à sua agenda [opções não faltam]. Se você conseguir imprimir um ritmo diário seu corpo irá acompanhar e em 30 dias, acordar cedo será um hábito, menos difícil do que quando começou. Continue tentando, e se puder experimente por uma semana e veja a diferença em sua vida.

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O bom de tudo isso? Acordar cedo é também uma excelente pedida para quando você estiver na praia, o início do dia tem muitas vezes um mar mais perfeitinho e menos pessoas na água. E há quem diga que o treino matinal te prepara melhor – até mentalmente – para o dia, acelera seu metabolismo [possibilitando maior consumo de calorias] e claro ajuda você a organizar uma agenda possível de treinos que você realmente possa cumprir.

Nossas paixões valem nossos sacrifícios, e o mar merece ser honrado com o nosso melhor não acha?!

E se estiver em São Paulo nesse sábado, dia 13 de Maio – faremos um treino funcional especial gratuito no parque do Ibirapuera! Se quiser garantir uma vaga basta enviar um e-mail para: contato@equipedosurf.com

Esperamos você lá!
Aloha!

FONTES:
The Inertia
Girl Meets Strong

  1 comment for “QUER TREINAR DE MANHÃ, MAS GOSTA DE DORMIR?! VAMOS RESOLVER ISSO JÁ!

  1. 12 de Maio de 2017 às 1:23

    🙋👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

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