FILIPE TOLEDO É SUSPENSO E MULTADO!

do surf filipe toledo 2.jpg

A World Surf League definiu a punição para Filipe Toledo depois do incidente em Saquarema quando saiu furioso da água.

Não sabe do que estamos falando? Então vamos recapitular: Na etapa de Maio do campeonato mundial em Saquarema, RJ aconteceu algo pouco provável: o surfista Kanoa Igarashi venceu o brasileiro Filipe Toledo.

Filipe foi punido logo na primeira onda, quando acusado de realizar uma interferência [relembre o que isso significa] e a punição levou o atleta a computar apenas 50% da nota da sua segunda melhor onda.

do surf filipe toledo.jpg

A interferência foi determinada porque o brasileiro remou com intenção de surfar a direita, enquanto Kanoa investiu na esquerda. Na avaliação dos juízes, a onda tinha potencial para os dois lados, mas o norte-americano fez a curva primeiro – definindo a esquerda a seu favor – e foi atrapalhado pelo adversário, o que ocasionou uma interferência de Filipe.

Com poucas ondas surgindo no horizonte e em situação delicada, o brasileiro até tentou reverter a situação, mas suas notas 2.84 [metade de 5.67] e 5.73 não foram suficientes para impedir a vitória de Kanoa, que venceu com 5.33 e 6.40.

Furioso com a decisão dos juízes, o brasileiro saiu da água e foi ao palanque reclamar com a comissão técnica, mas foi contido por um segurança, o que deu início a um tumulto, não só in loco como também nas redes sociais de sua família e os comentários dos demais envolvidos não foi nada positivo:

Em entrevista ao portal Globo.com, o brasileiro Renato Hickel, comissário do Championship Tour, revelou que Filipinho pode ser punido. “O diretor disciplinar vai decidir quais artigos ele infringiu. Ele prejudicou a imagem do surfe tremendamente, estava a imprensa presente, patrocinadores e o CEO do patrocinador oficial do campeonato, que estava aqui fazendo um Tour nesta hora. Prejudicou a imagem do esporte como um todo, esse é um ponto. Gritou dentro da área profissional, invadiu área dos juízes, outra infração. Pode acontecer suspensão pro Filipe? Pode. O caso dele é bem sério, ele foi muito agressivo, antiprofissional, quebrou e infringiu várias regras do código disciplinar da WSL. É um caso bem sério o do Filipe”, disse Hickel ao Globo.com.

Assista a bateria e tire suas próprias conclusões:

O resultado já saiu: O top da elite mundial foi multado e suspenso pela WSL. Filipinho não poderá disputar a próxima etapa do Tour, que acontece em Fiji entre os próximos dias 4 e 16 de junho. O valor da multa não foi divulgado pela entidade.

Em depoimento publicado pela World Surf League, o atleta falou sobre a punição e pediu desculpas aos fãs. “Sou um cara apaixonado pelo que faço e o surfe é a minha vida. Depois de cometer uma interferência na minha bateria da terceira fase, em Saquarema, fiquei decepcionado. Eu simplesmente perdi a cabeça e estou realmente envergonhado pelo meu comportamento. Quero pedir desculpas aos fãs, meus patrocinadores, à mídia e a todos da WSL. Assumo total responsabilidade pelas minhas ações e aceito a minha suspensão. Estou desapontado por perder o próximo evento, mas ansioso para voltar logo e ainda mais forte em Jeffreys Bay. Boa sorte a todos que irão competir em Fiji e obrigado a todos que continuam torcendo por mim“, disse Filipinho.

Na nota oficial, a WSL divulgou que se sente agradecida e aceita as desculpas de Filipe Toledo aos fãs, patrocinadores e à própria entidade.

O brasileiro Renato Hickel, comissário da WSL, também comentou o episódio. “Filipe Toledo é um bom garoto e um surfista incrível. A WSL tem muita sorte de ter alguém desse calibre no Tour, pois ele está constantemente elevando o nível de surfe nas arenas do circuito. É decepcionante quando temos que aplicar alguma ação disciplinadora em qualquer um dos nossos surfistas, mas esse tipo de comportamento não é aceitável para o esporte. Filipe sabe disso e estamos ansiosos para ver o seu talento de volta ao Tour o mais breve possível“, disse Hickel.

FONTES
WAVES
HARDCORE

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: