ASTROS E MARÉS – VOCÊ ENTENDE A RELAÇÃO?!

A troca de maré é causada pela atração gravitacional do Sol e da Lua. O sol é obviamente maior, contudo, a lua, com sua massa menor, tem influência bastante superior por conta de sua proximidade, mais relevante que a do sol, com a Terra [vide imagem abaixo]

Matematicamente a maré é uma soma de sinusóides [ondas constituintes] cujo a periodicidade é conhecida e depende exclusivamente de fatores astronómicos

foto 1 Do Surf:influência sobre as marés.png

De um modo geral, podemos dizer que a maré acontece nas passagens meridianas superiores e inferiores da Lua. Isto quer dizer, que a maré cheia é derivada de quando a lua passa por cima [e também por baixo] de nós.

Foto 2 Do surf:influência nas marés.jpg

As marés cheias, acontecem, regularmente, com um intervalo médio de meio-dia lunar [aproximadamente  12 25m] o que corresponde matematicamente à constituinte lunar [semi-diurna] esse fato é popularmente expressado através da fra “A maré, no dia seguinte, é uma hora mais tarde” que na realidade é [aproximadamente] 50 minutos mais tarde. Por sua vez, o intervalo de tempo entre uma maré cheia e a maré vazia seguinte é , em média, 6h13m. No entanto o mar não reage instantaneamente à passagem da lua, havendo, para cada local, um atraso maior ou menor das marés cheias e maré vazias.

O intervalo de tempo entre a passagem meridiana da Lua e a maré cheia seguinte é chamada “Linitidal interval” [mais precisamente, High Water Lunitidal Interval]. Hoje em dia podemos achar relógios sendo comercializados com a medição das marés, mas apenas de uma maneira geral, por que esse valor é variável e se transforma ao longo do tempo, e podem ter diferenças de cerca de 2 horas dependendo de cada local em comparação [Exemplos: São Sebastião a Florianópolis]

Outro aspecto importante para ser levar em consideração é o fenômeno quinzenal da alternância de marés vivas e marés mortas. Este fenômeno, decorre do efeito do sol como elemento “perturbador”. Quando o sol e a lua estão em oposição [lua cheia] ou em conjunção [lua nova], a influencia do sol reforça a da lua e ocorrem as marés vivas [matematicamente as constituintes – somam-se] tendo uma variação muito grande de maré. Por outro lado, quando o sol e a Lua estão em quadratura [lua crescente ou lua minguante], a influencia do sol subtrai a da Lua e ocorrem as marés mortas [matematicamente as constituintes – subtraem-se] neste caso, quase não tem variações nas marés.

Foto 3 Do surf:influência nas marés.jpgEvolução da maré ao longo de doze dias, mostrando claramente a diferença de amplitudes entre marés vivas e marés mortas.

Vale lembrar que a amplitude da maré diminui quando nos afastamos da costa. A maré se torna praticamente nula nas zonas centrais e grande bacias oceânicas.

Até agora falamos de apenas 2 constituintes que influenciam na maré. Na realidade ainda temos muitas outras que representam outras irregularidades astronómicas associadas com os dois principais astros e a maré. Para ser mais exato: o programa de previsão de marés permitem o uso de 62 constituintes para e determinar com exatidão a mudança das marés.

Por fim podemos falar que o nível da água do mar depende ainda de outros fatores que não a maré astronómica, tais como a pressão atmosférica, ventos e a agitação marítima. A pressão atmosférica é o mais importante fator não astronômico que influenciam a subida ou descida do nível do mar, com o efeito, as baixas pressões produzem um aumento do nível das águas e, inversamente, as altas pressões estão associadas a uma baixa no nível do mar.

Gostou do que aprendeu? Compartilhe!
Quer ficar sempre conectado com o surf? Siga nos no Facebook e Instagram

FONTE:
HIDROGRAFICO

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: