A HUMANIDADE TEM SALVAÇÃO!

3.jpg

Claro que existem surfistas idiotas por aí, como em todo lugar do mundo. Mas quanto mais mergulhamos profundamente nesse universo líquido, mais fica claro que o surf possui elementos engrandecedores significativos tanto para os seres humanos quanto para a terra.

Separamos 10 razões aqui, mas queremos muito que vocês nos ajudem a completar a lista com as de vocês.

  1. Você vai se preocupar mais com o nosso planeta, porque vai entende-lo melhor. As ondas se formam por uma combinação de fatores: a maré, o vento, a ondulação em si, o fundo, a lua e tudo pode influenciar: a posição do sol, o horário, o dia anterior… Quando você começa a se relacionar com o surf parte da jornada é a de observação e entendimento da Terra, que faz com que uma relação íntima comece a se configurar e nos desconecte dos nossos devices e também nos impulsione a nos relacionar mais com a natureza e menos com nosso egoísmo.
  2. Você será mais feliz. Sol é bom, muito bom, tão bom que pode deixa-lo feliz. Duvida? Sabia que quase 18 milhões de americanos sofrem de depressão sazonal devido parcialmente ao fato de que eles passam pouco tempo embaixo do sol? Claro que é preciso tomar cuidado, se proteger e cuidar da sua pele sempre [inclusive da parte de trás da orelha onde a incidência de câncer é grande entre os surfistas], mas não deixar de usufruir das boas doses de vitamina D.
  3. Você será mais saudável. Seu corpo vai colher os benefícios de um estilo de vida muito mais ativo com queima de calorias e uma série de vantagens para seus órgãos e sistemas. Grande desenvolvimento da capacidade cardiovascular [em outras palavras: melhoria do “fôlego”] e muscular – tanto dos membros superiores como inferiores – e ainda ajudará na sua postura.


4.jpg         4. Você será mais flexível. No sentido literal e figurado da palavra. No surf, nossa pista muda constantemente [mesmo que seja na mesma praia de sempre], o movimento é perpétuo e por isso seu sucesso é determinado exclusivamente por sua capacidade de se adaptar as novas condições do seu ambiente. Isso parece algo que você ouviu sobre… sua própria vida?

5. A poluição irá deixar você doente.
Febres, dores no estômago, erupções cutâneas e alergias podem aparecer, principalmente quando você for surfar nos lugares onde o sistema de drenagem pública não é dos melhores. Isso fará com que você fique intolerante com o lixo – que acaba inevitavelmente nos oceanos – e fará de você um ser capaz de recolher o lixo do outro para evitar uma outra visita ao hospital.

       6. Você será humilhado. E isso será bom: nós, enquanto indivíduos perdemos constantemente nossa habilidade de determinar nosso lugar no mundo. No mar isso não é um problema. No dia em que você encarar uma parede potente de água e não conseguir evitar a energia do oceano arremessando você longe ou profundamente, sua auto-percepção irá se desintegrar e ficará claro o quanto somos pequenos nesse gigante contexto.1.jpg            7. Você vai aprender o significado da palavra comunidade. Poucas comunidades com suas próprias regras funcionam tão bem como a comunidade surfista. Os anos se passarem e hoje o surf já tem um livro de regras não escritas que deliberam essencialmente sobre segurança e respeito. Com exceções para locais agressivos e pessoas sem noção nenhuma, mas arriscamos a dizer que quem oferece respeito, receberá respeito de volta.

             8. Você se tornará mais paciente. Você não poderá se aperfeiçoar até as ondas aparecerem, o chefe é o mar e ele não trabalha nem com prazos e nem com ordens diretas. Não dá para aprender a surfar em dias corridos, nem em uma semana e as vezes nem em um ano. O que isso te oferece? Um transbordar que fará com que você aceite as coisas que você não pode mudar com muito mais facilidade.

              9. Você vai apreciar o que chamam de “espiritualidade” de uma nova forma. Jim White é um surfista músico e escreveu algumas palavras que vão perturbar sua mente, como a perturbou a nossa: “Você pega uma onda no ápice da existência dela, assim que ela começa a cumprir seu destino final e o passeio termina quando essa onda chega lá. O que realmente acontece enquanto surfamos é uma espécie de dança compartilhada da morte.5.jpg         

          10. Você vai fazer amigos improváveis. Acredite ou não, mas existem lugares em Gaza onde israelenses e palestinos remam juntos. Eles compartilham ondas. Eles dão risada. Eles descartam milênios de discussões religiosas sanguinárias para surfar. Afinal o surf tem esse poder de nos equalizar. Todos somos potenciais sofredores de uma vaca sinistra e todos podem pegar a melhor onda da nossa vida, ou apenas morrer. O oceano não entende nada sobre limites. 

Por isso, largue esse celular, feche esse computador e vá tornar o mundo um lugar melhor: Vá surfar!

O que você achou desse post? Escreve para gente e nos dê sua opinião! Curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para ficar sempre imerso no universo Do Surf.

FONTES:
The Huffington Post

Bodytech 
The Inertia

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: