SURFISTA CARIOCA DE 21 ANOS É O ATUAL SEGUNDO COLOCADO NO RANKING MUNDIAL DE ONDAS GRANDES.

O nome dele é Pedro Calado, e já falamos dele por aqui, mas vale a pena relembrar sua história para inspirar você nesse início de semana:

314785_711775_3o2a0670.jpg

No início de 2016, um jovem de 19 anos assombrou o mundo do surfe ao pegar, na remada [sem auxílio de jet ski], uma onda de 60 pés [cerca de 20 metros]. O brasileiro Pedro Calado, carioca de Vargem Grande, na Zona Oeste, até então um mero jovem introspectivo, porém destemido, mostrou durante a última temporada que não está no Big Wave Tour para brincadeira, e terminou na segunda colocação do ranking mundial, com a expressiva marca de 21.943 pontos. Ele ainda concorreu ao Big Waves Award, o Oscar da categoria.

Ele poderia alegar que é muito novo, poderia se esconder atrás de uma provável inexperiência ou mesmo aceitar que o Brasil não oferece oportunidade para treinar em ondas gigantes, mas ele não deixou nenhuma dessas verdades decidir o rumo de sua vida e foi muito além!

No último domingo, dia 25 de junho, Calado embarcou para Puerto Escondido, no México, onde acontece a primeira etapa do circuito de 2017. A data máxima para realização da competição é dia 31 de agosto – a janela está aberta desde 1º de junho -, mas a previsão indica um grande swell a caminho, trazendo as ondas perfeitas. Hoje com 21 anos, e apenas cinco anos depois de ter decidido trocar o surfe “tradicional” pelo de ondas gigantes, o carioca chega ao México com outro status, holofotes sobre si e expectativa do tamanho das ondas que surfa.

314785_711770_3o2a0267_web_.jpg

Espero que esteja com ondas bem grandes em Puerto, essa é a expectativa de todo mundo. Todos querem que o campeonato aconteça o mais rápido possível, a ansiedade está grande. Tenho acompanhado sempre as previsões e está bombando, com bastante swell de sul, que é ótimo para Puerto Escondido. Minha expectativa é a melhor possível, estou muito animado, e como sempre vou entrar pronto para pegar a melhor onda do dia e ganhar”, prevê o surfista.

Ele demonstra com sua atitude o quanto se preparar e deixar que o corpo se habitue com o novo ambiente é extremamente importante: a ida com antecedência para o local da competição será, na visão de Pedro Calado, um diferencial na hora da competição, por conta da ambientação. Como depende, naturalmente, de ondas gigantes, o BWT abre uma janela de três meses para que, dentro deste período, aconteça a etapa. No ano passado, por exemplo, a Todos Santos Challenge, também no México, não foi realizada por ter excedido o prazo sem o surgimento de ondas gigantes.

É importante passar um tempo treinando, se acostumando com o mar do local”, explica o surfista. “A organização costuma dar o sinal para os atletas irem muito em cima da hora, e acabo tendo que sair do meu país para o país da competição totalmente fora do fuso-horário e desabituado com o lugar. Agora chegando antes vou me ambientar, me adaptar à comida diferente, ver a galera, os amigos, e poder no dia estar bem preparado e confiante para vencer”, completa.

314785_711769_3o2a0103_web_.jpg

Na temporada de 2016, Pedro Calado ficou atrás apenas do sul-africano Grant Baker na classificação final, e à frente de dois dos principais nomes da história da modalidade: o americano Greg Long e o veterano brasileiro Carlos Burle, que decidiu se aposentar, além do australiano Jamie Mitchell. Ao melhor estilo que lhe rendeu o apelido “calado”, mantém poucas palavras para analisar a concorrência pelo título.

Passa pela minha cabeça que vou competir com os melhores do mundo, mas tento sempre abstrair e não pensar nisso. Vou ter adversários que vão me incomodar com certeza, que preocupam, mas vou manter meu foco unicamente em conquistar o campeonato”, conclui.

Em 2017 serão realizadas três etapas do Big Wave Tour: Puerto Escondido Challenge, no México, Pe’hi Challenge, no Havaí, e Nazaré Challenge, em Portugal. Vamos torcer pelo jovem brasileiro e acompanhar de perto essa briga de titãs!

  1 comment for “SURFISTA CARIOCA DE 21 ANOS É O ATUAL SEGUNDO COLOCADO NO RANKING MUNDIAL DE ONDAS GRANDES.

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: