DESAFIO PARA HOJE: COMEÇAR A SURFAR!

SIM, VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM SURFISTA. E É MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA!

Sol, ondas e uma descarga de adrenalina, o que tem para NÃO amar no surf? O esporte não só nos conecta com a natureza, mas também com aqueles com quem dividimos as ondas [com exceções é claro], afinal na água somos todos absolutamente iguais e pouco importa o que você faz ou onde você mora.

do surf eh facil 1.jpg

Os benefícios da prática do esporte vão muito além de uma emoção passageira e um pouco de relaxamento. Estamos falando de um treinamento cardiovascular, do fortalecimento dos ombros e costas e benefícios evolutivos para as pernas. Há quem diga que o surf proporciona o mesmo relaxamento e consciência que a meditação e a mesma adrenalina da corrida e que isso é o que faz do esporte tão único.

Contudo, há uma impressão disseminada que o surf é algo inacessível, que você precisa ter nascido ou ser um local da praia ou que precisa de uma habilidade específica para poder praticar o esporte. E esse post é exatamente sobre a INEXISTÊNCIA dessas barreiras. Aqui tem tudo que um futuro surfista precisa saber:

DECIDA ONDE VAI SURFAR

do surf eh facil0.jpg

Encontre uma praia que você consiga ir e apenas vá, fique na espuma, vá remar mais pro fundo, entre no mar em dias pequenos e dias maiores, se conecte com a imensidão azul e como em todo bom relacionamento inicial – vá visita-lo o máximo que puder, sempre com saudades e muito respeito. A manutenção é mais importante que a conquista.

Se escolher um lugar muito longe: tudo vai dificultar sua trajetória, o trânsito, a preguiça, a gasolina, então… Escolha bem!

TENHA ALGUM EQUIPAMENTO EM MÃOS

do surf eh facil 11.jpgRecomendamos que você experimente um pouco do surf antes de investir um caminhão de dinheiro em equipamentos, roupa de borracha e acessórios, no início vale pegar emprestado ou alugar se for possível. Depois, quando decidir que vai encarar o processo de aprendizado do surf, use o investimento para manter seu compromisso em dia.

De cara é legal começar com aquelas pranchas mais molinhas ou de isopor até que o equilíbrio já não seja mais algo inalcançável. Buscar uma roupa de borracha que seja bacana e que você goste é essencial, porque elas podem durar MUITO tempo. Lycras são ótimas opções para evitar que sua pele encoste na parafina, depois se ficar empolgado e for surfar no frio a preparação vai ser outra.

TREINE PORQUE É IMPORTANTE

do surf eh facil.jpg

Preparação é um diferencial, aqui no blog temos uma sessão inteira só com exercícios e sugestões que podem ajudar você a melhorar suas habilidades na água. Quando estiver longe da praia, já saberá o que fazer.

Yoga é uma excelente alternativa! Já tentou?

LEVE ESSAS DICAS PARA QUANDO JÁ ESTIVER NA ÁGUA

do surf eh facil 3.jpg

  • A primeira conquista é conseguir ficar de pé na prancha – mesmo que por alguns segundos – e por isso vale muito tentar simular o movimento de ficar de pé na areia antes de entrar [mesmo que dentro da água você esqueça tudo, a base vai te ajudar a progredir!]
  • VAMOS REMAAAARRR! Se tem algo em que você deve se dedicar dentro da água é no braço entrando bem fundo na água e realmente levando você pra frente a fim de pegar a onda que deseja.
  • Mantenha os olhos pra cima – assim fica mais fácil se equilibrar e levantar.
  • Agachamento é uma boa estratégia – ajuda muito no equilíbrio, quanto mais flexionados estiverem seus joelhos mais fácil vai ficar se manter ali.
  • Se comprometa em ficar em cima da prancha até o final, não deixe o desequilíbrio te derrubar, continue o máximo de tempo que puder em cima da prancha, sem pular.

E RESPEITE ALGUMAS MEDIDAS DE SEGURANÇA [BEM VÁLIDAS]:

do surf eh facil 2.jpg

Nem tudo são ondas perfeitas nessa vida, e o mar pode ser BEM bravo e agressivo, lembre-se: o surf é um esporte radical, com vários perigos que precisamos ter ciência e por isso essas instruções de segurança são muito válidas.

  • NUNCA entre em pânico: Se você gastar energia desnecessária tentando lutar contra o mar, você só vai se cansar, perder fôlego e pode até se traumatizar. Respire fundo, solte a prancha quando necessário, mergulhe e mantenha a calma – isso vai mudar sua vida!
  • Cuidado com sua prancha: Sempre deixa-a do seu lado direito, esteja com seu leash bem preso e se necessário, solte a prancha para ela não bater em você.
  • Levante-se protegendo seu rosto: Depois de uma vaca a sua prancha pode estar vindo na sua direção, por isso, com calma, levanta-se com a mão protegendo o rosto.
  • Nunca fique no caminho de um surfista que vem vindo.
  • Tente ficar na mesma linha dos demais surfistas para não tomar ondas na cabeça e veja se tem diferentes níveis na água, se sim, vá com calma e se aproxime dos iniciantes, não tem nada de mal nisso.

E agora meu amigo? Vai lá tentar, e depois vem contar pra gente como foi! Nunca é tarde!

Compartilhe esse post com seus amigos que querem começar a surfar e relembre aqui: 7 motivos para você começar a surfar agora! Se for um iniciante e quiser outras dicas, aqui tem várias: Minha Primeira Onda.

E não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

FONTE

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: