COMER BEM, QUE MAL TEM?! rs

Integrais – porque não?! Separamos 5 motivos para você surfista começar a comer mais alimentos integrais! Vamos nessa?

O que são alimentos integrais? São os carboidratos complexos. A estrutura deste alimento não foi alterada pelo processo de industrialização e tem sua estrutura molecular mais complexa, sendo assim, não tem perda de valores nutritivos, e possui propriedades diferenciadas em relação aos alimentos refinados. São ricos em fibras e possuem seu índice glicêmico baixo [o que significa a liberação lenta de açúcar, e em menor quantidade no sangue]. São absorvidos mais lentamente pelo organismo, e os níveis de glicose vão aumentando aos poucos, e por esse fato, este tipo de alimento sacia mais rápido e por mais tempo. Estamos falando de cereais, pães integrais e massas integrais em geral.

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Indispensáveis para quem quer ter uma alimentação mais saudável, os produtos integrais estão sempre em alta. E não é pra menos, depois de conhecer suas propriedades e todos os benefícios que eles podem trazer para nossa saúde. Quem se cuida na alimentação e/ou busca emagrecimento, não pode esquecer esse poderoso item, e de trocar os alimentos ditos “brancos” pelos famosos integrais.

MOTIVOS PARA COMEÇAR A COMER MAIS INTEGRAIS

1.Previnem a constipação, facilitando o trânsito intestinal: Por ser um alimento com grandes quantidades de fibras, é capaz de tornar mais lenta a digestão e absorção do corpo, permitindo mais agilidade na passagem do bolo fecal pelo intestino, regulando, dessa forma, o esvaziamento intestinal.

2. Aumentam o tempo da sensação de saciedade: isso significa que você irá demorar mais tempo para ficar com fome novamente, porque as fibras absorvem água e assim permanecem por mais tempo no estômago. Além disso, quando você ingere esses alimentos integrais, se sente saciado mais rapidamente, logo, irá comer menos, e para quem quer emagrecer, esse fator é muito interessante.

3. São mais ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras alimentares: Produtos ricos em fibras reduzem mais a absorção de calorias, gorduras e proteínas pelo corpo do que qualquer outro alimento refinado, contribuindo assim para uma alimentação mais equilibrada, e suprindo a quantidade correta desses itens que seu corpo precisa.

4. Diminui o colesterol: Resultando em redução do risco de doenças cardiovasculares: com a ingestão da quantidade correta de integrais, juntamente com uma dieta pobre em gordura saturada, consequentemente, ocorre a redução de gordura circulante no nosso organismo. Isso acontece porque as fibras existentes nesses alimentos tem a capacidade de absorver as moléculas de gordura e também normalizam a síntese de colesterol. Tudo isso, também irá prevenir o acúmulo de placas de ateroma na parede das artérias, a famosa aterosclerose.

5. Diminui o risco de diabetes: Mais uma vez por conta do alto teor de fibras desses alimentos se torna um excelente aliado. Por possuírem um índice glicêmico de nível baixo para moderado, os alimentos integrais permitem uma absorção mais lenta de glicose no sangue, evitando a elevação rápida desse açúcar após a ingestão, os picos de glicemia e reduzindo o trabalho da insulina.

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BENEFÍCIOS EM LONGO PRAZO
Diversos estudos têm mostrado que a inclusão de alimentos integrais na dieta diária pode, em longo prazo, ajuda a afastar as chances de se desenvolverem doenças como câncer, constipação, ansiedade, hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemias (aumento na taxa de lipídios no sangue). Pacientes adeptos de dietas mais integrais, na maioria das vezes, são mais magros. O aproveitamento dos alimentos também se aprimora com o uso de uma dieta mais integral, fácil de digerir, assimilar e excretar pela biodisponibilidade de nutrientes.

Com uma alimentação assim aliada uma constante prática de exercícios seu surf só irá agradecer. Não que o esporte possua alguma limitação física para seus participantes, mas quanto mais energia você possuir mais conseguirá se equilibrar e remar nas melhores onda da série.

 

  2 comments for “COMER BEM, QUE MAL TEM?! rs

  1. 30 de Agosto de 2017 às 11:59

    Olááááá amigos!!! Quanto tempo!!! Ando sumida dos comentários, mas estou sempre de olho nas postagens! 😉 Sobre essa dos alimentos integrais digo que sempre fui fã e há algum tempo também aderi a uma nova “modalidade” de consumo de fibras que é consumir frutas e legumes COM CASCA!!! Sim, tem me feito muito bem e além disso, troquei algumas farinhas, tipo a de trigo, por de farinha de linhaça, amêndoa e de arroz. A consciência do corpo e de tudo o que “damos” para ele é o verdadeiro cuidado e carinho que podemos ter! Abraços! Aloha! =)

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    • 30 de Agosto de 2017 às 12:12

      Uauuuu!! Que noticias boas Eliane!!! Adoramos dicas e saber que vc está de volta e super bem!

      Liked by 1 person

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