QUAL É UM DAS PIORES COISA QUE PODE ACONTECER EM UMA SURFTRIP?

Uma das piores coisas que pode acontecer durante uma surf trip é chegar no hotel, tirar a prancha da capa e ver que ela está quebrada ou machucada. Ou então mar novo, point ou reef break quebrando grande… E sua prancha quebra. Já pensou?

Em muitos países não se pode entrar com resina ou catalizador por ser um produto químico e inflamável. O que dificulta um pouco a prevenção. Pra evitar o bode, aqui vão algumas dicas pra consertar sua prancha!

DICA UM
Leve um produto chamado Suncure [Fácil de encontrar em qualquer surf shop] é uma bisnaga que já vem pronta para ser usado e seca rapidamente quando exposto ao sol. Importante comprar a versão adequada: Existe suncure específica para para pranchas de poliester e para pranchas de EPS [isopor], se você usar o errado poderá abrir um enorme buraco derretendo uma boa parte do isopor.

DICA DOIS
A aplicação é simples: limpe bem o local quebrado e deixe secar. Depois use uma lixa 220 ou 180 no local e preencha com Suncure [na sombra para que possa manusear antes de secar]. Alguns kit possuem retalhos de tecido, o que recomendamos colocar no reparo feito antes de expor ao sol. Depois basta deixar para secar e quando seco lixar para garantir a perfeição da bóia.

DICA TRÊS
Caso não tenha o Suncure, um outro aliado ao surfista é o bom e velho silvertape [Aquela fita prateada, fácil de encontrar em loja de materiais de construção ou surf shops] que pode ser colocada em pequenos trincados na prancha para evitar que aumente, até sobrar um tempo para levar em uma oficina para ser consertada.

DICA QUATRO
N-U-N-C-A coloque parafina para preencher o buraco na prancha, pois isso irá complicar mais o futuro reparo.

DICA CINCO
Em último caso se não tiver silvertape e nem suncure uma outra solução [provisória] é usar uma Super Bonder [Fácil de encontrar em farmácias e lojas de equipamentos gerais] deixando secar bem antes de surfar ou até mesmo um adesivo sob o local quebrado passando parafina por cima do colante.

Captura de Tela 2016-01-06 às 22.10.39.png

DICA SEIS
As dicas acima são para resolver o que está em nossas mãos: ralados, trincados e quebrados que exijam reparos pequenos. Caso sua prancha quebre no meio não recomendamos nenhuma atitude provisória, até porque essa prancha – mesmo depois de consertada – não irá ter mais a mesma performance. Mas como em uma surf trip pouco importam os detalhes, aqui vai uma dica: verifique se a prancha está dando encaixe ainda e se sim coloque duas barras paralelas de alumínio, madeira ou bambu para unir uma parte com a outra por dentro. Feito isso, será preciso fazer uma laminação de tecido e resina para restaurar a parte quebrada, depois será necessário lixar  e banhar a prancha de resina [parafinada] para dar um acabamento, abrindo a possibilidade de customiza-la depois com qualquer tipo de arte.

Com essas dicas você já sabe o que deverá fazer em sua próxima trip, ou pelo menos o que vale comprar e incluir com as malas. Boa viagem e um bom surf!

 

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: