13 RAZÕES QUE JUSTIFICAM NOSSO AMOR PELO SURF…

Os motivos para amar o surf são tantos que escolher só 13 foi difícil, mas vamos lá! Se tiver mais motivos é só comentar aqui 😉

Do surf 13 reasons

MOTIVO 1: O SURF É PARA TODOS!

Um dos motivos que mais nos faz amar o surf é que um esporte e um lifestyle para todos. Crianças, adultos, idosos, homens, mulheres e até pessoas com alguma limitação física podem pratica-lo sim! Não importa sua origem ou sua crença, entrar no mar e pegar umas ondinhas é permitido para quem quiser experimentar.

MOTIVO 2: FAZ BEM PRA SAÚDE

Assim como qualquer atividade física, o surf faz bem para saúde: melhora seu condicionamento físico fortalece abdómen, ombros, pernas e até tornozelos. Por ser um esporte ao ar livre você ainda se beneficia por respirar o ar puro e como é também um esporte que exige calma e paciência melhora até sua oxigenação cerebral.

MOTIVO 3: NOS COLOCA EM CONTATO COM A NATUREZA

Quanto mais precisamos de dinheiro para sobreviver – porque mais cara as coisas ficam – mais nos desconectamos da natureza. Pouco a pouco vamos nos conformando que lugares fechados são mais seguros e nos distanciamos do gosto pelos pés sujos de areia e quando chegamos no mar – só molhamos os pés e partimos. A natureza faz parte de nós e explica muito sobre nossos hábitos e dificuldade, entendê-la é necessário e apreciá-la é uma dádiva.

Do surf 13 reasons 4

MOTIVO 4: NOS TORNA MAIS HUMILDES

Depois de cair algumas vezes e perceber que é o mar quem manda nos tornamos naturalmente mais humildes. Ao encarar nossa absoluta falta de controle e nossa fragilidade diante da natureza é possível que passemos a rever nosso ser e estar no mundo, e ao perceber que não importa quanto dinheiro temos em nossa conta bancária, ou qual nosso cargo na empresa – todos estamos sujeitos a um bom caldo – a humildade deixa de ser opcional.

MOTIVO 5: NO MAR, TODOS SÃO IGUAIS.

Assim como mencionado no motivo anterior, no mar pouco importa se você é um herdeiro, se sua casa de praia está avaliada em mais de 1 milhão de reais, se seu pai é prefeito, se você acabou de ser promovido ou se você é o jovem mais promissor da sua empresa. No mar, já vimos pessoas de crenças opostas surfarem juntas, lá fora não existem hierarquias e nem certo e errado – a sabedoria do mar vai muito além da nossa.

MOTIVO 6: É UM DOS POUCOS EXERCÍCIOS PARA O CORPO INTEIRO.

Incluindo a mente! Cada movimento do surf contribui para uma parte do corpo. Durante a remada você exercita os braços, ombros e também o abdômen para não machucar a lombar, quando vai furar a onda com o joelinho já é outra parte do braço que será estimulada, no drop, outra – o abdômen acaba ficando em exercício constante e as pernas precisam de força para executar as manobras e manter o equilíbrio. Que outro exercícios você conhece que tem tudo isso de uma vez?

Do surf 13 reasons 3

MOTIVO 7: NOS ENSINA A SER MAIS CALMOS

Quem já surfou já caiu e sentiu que ficou embaixo da água por mais tempo do que devia. E se isso soa desesperador, imagina viver um momento como esse? Pois é, nesses momentos se desesperar, se debater e tentar nadar com todas as forças para a superfície é de longe a pior coisa que você pode fazer. Gastar energia atoa pode ser, literalmente, fatal. É preciso guardar energia, algumas vezes, esperar a série passar, respirar fundo porque o mar pode te jogar lá pra baixo de novo. Depois de passar por uma experiência dessas, ficar desesperado nunca mais será uma alternativa, nem no mar e nem na vida.

Além disso, o processo para aprender a surfar é longo e muitas vezes considerado demorado, se não souber controlar sua ansiedade – inevitavelmente você vai desistir.

MOTIVO 8: O SURF PROMOVE UMA  EVOLUÇÃO CONTÍNUA

Sempre há o que aprender ou melhorar. Seja na remada, no drop e no joelinho para os iniciantes, seja nas manobras para os mais avançados. E isso nos faz ver que não existe um apogeu lá na frente ou no futuro e sim que cada dia, cada queda é uma nova chance para aprender mais, tentar algo novo, melhorar algo que não está bom e evoluir – engraçado como essa frase cabe bem quando buscamos sentido para a vida não é?!

MOTIVO 9: SALVA VIDAS!

L-I-T-E-R-A-L-M-E-N-T-E! Já contamos algumas histórias aqui de pessoas que encontraram esperança para continuar a vida depois de encontrarem refúgio no surf. Pessoas com depressão, pessoas que sofreram algum tipo de abuso, dependentes químicos e até pessoas que sofreram acidentes. O contato com o mar, além da parte subjetiva tem efeito de cura e é inclusive sugerido como tratamento por médicos.

Do surf 13 reasons 7

MOTIVO 10: É A ÚNICA COISA CAPAZ DE NOS FAZER ACORDAR CEDO E FELIZ

Sim! Ainda não conheci ninguém no mundo que dissesse que ama acordar cedo e faça isso com o maior prazer. Mas se o swell entrar e o vento estiver do jeito, tem surfista que acorda no primeiro chamado do despertador resistindo até a vontade de apertar o botão soneca e aproveitar mais 10 minutinhos de sono. Considerando o crowd e também a força do vento ao longo do dia, surfar cedinho é para os apaixonados e também para os fortes e SEMPRE vale a pena.

MOTIVO 11: NOS ENSINA [A FORÇA] O QUE É ESTAR NO MOMENTO PRESENTE

Nós somos muito fãs da meditação. Contudo conhecemos o poder de estarmos no momento presente muito antes dela se tornar tão popular. No outside você não tem opção: ou está atento ao momento presente ou vai dar ruim, acredite! Se estiver sentado na prancha e mergulhar nos pensamentos e preocupações da vida saiba que existe uma grande chance de você ser engolido e até carregado por uma onda que você não viu se formando bem na sua frente, por isso, aqui, estar presente e respirando atentamente não é opcional.

MOTIVO 12: É BARATO!

Sim sim sim, sabemos que comprar uma prancha ou uma roupa de borracha não é nada barato, mas também não recomendamos que você comece a surfar já com seu equipamento próprio até porque você precisa conhecer seu surf, se adaptar com o mar e para isso, é sempre melhor optar por pegar emprestado ou fazer aula nas escolinhas de surf das praias. Além disso, hoje existem opções de deslocamento mais baratas do que antigamente, seja com carona ou com milhas aéreas, bem como existem alternativas de hotelaria com promoções, hostels e as maravilhosas opções do airbnb.

MOTIVO 13: É OFICIALMENTE A ÚNICA COISA COMPROVADAMENTE MELHOR QUE NETFLIX

Sim! Ficar largado assistindo Netflix parece irresistível, mas se você exagera na dose e entra madruga adentro assistindo um episódio atrás do outro normalmente vem uma sensação de ressaca no dia seguinte não é? Você se culpa de alguma forma por ter se deixado levar pela sedução do entretenimento. Já no caso do surf, se você exagerar na dose, vai ficar cansado, mas culpado? Nunca! Feliz e com a cabeça feita. Afinal vício bom tá permitido 😉

Esses são os motivos que a surfista Lara Branco da nossa equipe escolheu. E aí?! Quais são os seus motivos?!

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: