VAMOS ENTENDER O SURF DO COMEÇO…

alaia 3.jpg

“Alaia boards” são as famosas pranchas de madeira sem quilhas. Elas possuem seu bico arredondado e a tail quadrada. Eram usadas no Hawaii antes mesmo do século 20. Podem ter entre 7’ e 12’ de altura e pesar até 45 kg. No Hawaii, eram geralmente feitas da madeira de uma árvore chamada Acacia koa.

As Alaias mais modernas têm entre um 1,9m e 4m e são um pouco mais largas do que as Paipo boards [pranchas usadas para belly surfing ou knee surfing[ e menores que as Olo boards, que têm entre 18 e 24 pés. Porém, todas essas pranchas são parecidas uma vez que são feitas de madeira e não possuem quilhas.

Os antigos havaianos faziam suas Alaias com uma madeira local chamada ulu, koa e wiliwili. Já as mais modernas são feitas de várias madeiras diferentes.

alaia 1.jpg

Interesse do mundo surf pelas Alaias tem novamente um lugar proeminente no sol – voltando a ter popularidade depois de décadas de evolução de prancha de surf. Mas graças a Tom Wegener, que em uma viagem ao Hawaii, se interessou pela história de como os antigos habitantes da ilha surfavam e ressurgiu com esse estilo em 2006, quando começou a vender réplicas da mesma em seu retorno para Austrália.

Alaia 2.png

É uma caminhada de volta à uma forma mais simples de surf, embora de uma maneira extraordinariamente difícil. Se for tentar usa-las um dia, vai lembrar desta frase, que veio depois de cada vez mais surfistas começarem a olhar para o passado buscando inspiração.

 

Segundo o dicionário havaiano, Lala é um ‘deslizar controlado na curva enquanto surfa em uma prancha’ e era exatamente isso que acontecia ao surfar com Alaias, já que, por não possuir quilhas, manter o controle da prancha era bem difícil, então o movimento se tornava ainda mais parecido com um deslizar. As Alaias eram preferidas para surfar ondas maiores e mais fortes. Dizem que as Olos eram usadas exclusivamente por nobres, o que não impedia que os mesmos nobres também usassem as Alaias – que eram melhores para surfar ao longo das costas rochosas do Hawaii.

E vc gostaria de fazer ou ter uma Alaia?? A dica é:  EXPERIMENTE antes de comprar, pois é muito mais difícil que parece –  mesmo assim, acreditamos que sempre vale o aprendizado.

 

Go For It!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: